FUTEBOL
SETEMBRO 2025 REVISTA DRAGÕES
4 Jakub Kiwior
O nome mais sonante do mercado chegou no último dia para reforçar o eixo defensivo. Vindo do Arsenal e da Premier League, o central polaco reencontrou-se com o compatriota Jan Bednarek na Invicta. Nascido a 15 de fevereiro de 2000 no sul da Polónia, Jakub Piotr Kiwior começou a jogar futebol no Tychy, mas cedo abandonou a cidade natal para se instalar na Bélgica, mais precisamente em Bruxelas, e representar o Anderlecht. Por lá se manteve até aos 19, quando decidiu voltar para perto de casa e estrear-se como sénior no Železiarne Podbrezová. Rapidamente despertou a atenção do Žilina, um dos principais emblemas daquele país, e as boas exibições nas competições nacionais e europeias abriram-lhe a porta da Serie A. Sob o comando de Thiago Motta no Spezia, o central começou por jogar como médio e só regressou à posição natural após a chegada de Luca Gotti. O convite britânico surgiu em janeiro de 2023, numa altura em que o polivalente atleta de 1,89 metros se assumia como uma das revelações da liga italiana. Chegado ao Arsenal, encontrou concorrência de peso, mas nunca se deixou intimidar e realizou 68 jogos em duas épocas e meia ao serviço dos londrinos. Vinte e quatro desses encontros foram na Liga dos Campeões e quatro deles permanecem frescos na memória dos adeptos que acompanharam a última edição da prova: as duas vitórias contra o Real Madrid nos quartos de final e a eliminação aos pés do campeão europeu PSG. Nos 22 jogos em que o esquerdino foi titular entre a derrota no Estádio do Dragão- nos“ oitavos” da Champions 2023 / 24- e abril deste ano, os“ gunners” não sofreram qualquer desaire e mantiveram a folha limpa em dez.
“ Habitué” nas convocatórias da Polónia, o número 4 já representou o país natal em 35 ocasiões e, depois de mais uma paragem internacional, já contactou com o público que o deixou“ impressionado e muito entusiasmado” antes de assinar e garantiu que vai“ lutar pelo FC Porto”.
“ É um grande prazer para mim assinar pelo FC Porto porque conheço a história e sei que este é um grande Clube, por isso estou muito contente. Estou aqui para lutarmos juntos pelo FC Porto.”
30