TEMA DE CAPA
SETEMBRO 2025 REVISTA DRAGÕES
NOME Borja Sainz Eguskiza DATA DE NASCIMENTO 1 DE FEVEREIRO DE 2001 NATURALIDADE Leioa, Espanha ALTURA 1,74m PESO 70Kg POSIÇÃO Extremo CAMISOLA 17 CLUBES ATHLETIC BILBAO ALAVÉS REAL ZARAGOZA GIRESUNSPOR NORWICH CITY FC PORTO
Quais são as expectativas para cada uma das provas que vão disputar? O mais importante é o dia a dia e pensar jogo a jogo. O foco está sempre no próximo jogo, o que vier depois disso logo se verá. Queremos manter o foco diário, porque é aí que trabalhamos.
É muito difícil falar sobre isso e vês como fico arrepiado. Não o conhecia muito bem, mas ele sempre foi espetacular comigo desde o primeiro dia. Tratou muito bem a minha família, todos os que vieram para a minha apresentação e o dia da morte do Jorge foi muito triste. Tudo o que estamos a fazer é por ele, porque ele merece. Era um portista muito acarinhado aqui. Desejo à família muita coragem e espero que este ano ganhemos um título por ele.
No dia a dia, ele transmitia-lhe muitas coisas sobre o clube? Sim. Sempre que falava comigo, dizia-me que este é um grande clube e dava para ver nos olhos dele que amava o clube. Foi um momento muito difícil, não só por mim, porque eu até o conhecia há pouco tempo, mas por todos os que trabalhavam com ele há muito tempo.
Como transformaram essa dor em garra e vontade de vencer? Unimo-nos ainda mais por ele e acho que esta garra que estamos a demonstrar só existe porque o temos connosco no balneário. É mais um a entrar connosco em campo.
Em casa ou fora, não vos tem faltado apoio. O quão importante é isso neste novo capítulo? Na minha estreia, vi logo o estádio cheio e está sempre assim todos os fins de semana, seja em casa ou fora. Acho que isso é muito importante para a equipa, motiva-nos muito para retribuirmos esse carinho com vitórias e títulos.
Jogar fora é confortável neste momento por essa almofada criada pelos adeptos? Sim, é confortável, mas não há nada como jogar em casa.
O que podem eles esperar do Borja e da equipa para o que se avizinha? Mais daquilo que têm visto. A dinâmica em que estamos é muito boa e acho que temos de nos manter assim, é o que queremos e vamos continuar a fazer.
Está especialmente ansioso para algum dos jogos europeus? Quero voltar a Inglaterra, estou curioso para defrontar um adversário da liga inglesa com esta equipa e a representar este grande clube. É esse duelo com o Nottingham Forest que me desperta mais entusiasmo.
Arrancou a época com bons números e está num clube com exposição internacional. Pensa em jogar o Mundial do próximo verão? Claro que gostaria de jogar o Mundial, é um sonho, mas para já estou focado em trabalhar diariamente, que é o mais importante. Se chegar esse momento, muito bem, mas se não chegar vou continuar a trabalhar para que um dia aconteça.
O foco está a 100 % no FC Porto? Sim, claro que sim. Quando fazes as coisas bem no teu clube, as pessoas veem. O mais importante é o dia a dia e vou continuar assim.
19