Dragões #465 Ago 2025 | Page 67

Do mercado internacional e com um percurso que atravessa seis países e dois continentes, a distribuidora internacional bósnia Milana Božić chega para comandar o jogo e vai ter de criar laços com as novas atacantes.
VOLEIBOL
AGOSTO 2025 REVISTA DRAGÕES

O início de uma nova era

Entre rostos familiares e reforços de peso, o FC Porto parte para a nova época com um plantel revigorado. Ainda assim, o núcleo duro mantém-se intacto com as renovações de Joana Resende, Lila Durão, Victória Alves, Ana Rui Monteiro, Shainah Joseph e Bruna Correia- seis atletas que dispensam apresentações e prometem estar à altura do desafio.
TEXTO de MARIA LEONOR COELHO

De azul e branco desde a abertura da secção e com uma experiência inigualável no seio do clube, Joana Resende, líbero e capitã, assume a liderança dentro e fora do campo e na passada temporada foi a jogadora mais utilizada a par de Lila Durão, distribuidora que soma quatro troféus nacionais, 52 internacionalizações por Portugal e que vai manter o papel-chave na organização do jogo. No ataque, Victória Alves e Shainah Joseph foram as grandes figuras: a zona 4 destacou-se como a melhor marcadora da equipa e a quarta melhor pontuadora do campeonato, enquanto a oposta chegada em novembro atingiu a marca dos 300 pontos e revelou-se uma aposta segura. Sócias desde que nasceram, a entrada Ana Rui Monteiro e a central Bruna Correia continuam a crescer como promessas firmes na modalidade e são dois bons exemplos do portismo tão apreciado pelos adeptos. Do campeonato nacional chegam duas jogadoras com provas dadas: Saška Đurović e Beatriz Basto. A central internacional montenegrina foi uma das protagonistas da mais recente edição da Liga e, ao serviço do Sporting, destacou-se como a melhor servidora, a quarta melhor blocadora e a sexta jogadora mais eficaz da competição, enquanto a líbero formada no Leixões muda-se para o clube que apoia desde a infância com três campeonatos nacionais consecutivos, duas Taças, três Supertaças e oito internacionalizações por Portugal na bagagem. Do mercado internacional e com um percurso que atravessa seis países e dois continentes, a distribuidora internacional bósnia Milana Božić chega para comandar o jogo e vai ter de criar laços com as novas atacantes. Natalia Murek e Jasmine Rivest trazem experiência e versatilidade para a zona 4, Kelsey Veltman e Shayla Hoeft vão atuar no eixo da rede e a oposta Mika Grbavica completa o lote de reforços para as posições ofensivas. Miguel Coelho prepara-se para liderar um balneário multicultural com 14 atletas de sete nacionalidades diferentes: seis portuguesas, três canadianas, uma norteamericana, uma polaca, uma croata, uma bósnia e uma montenegrina. Ingredientes perfeitos para criar uma receita de autor.

Do mercado internacional e com um percurso que atravessa seis países e dois continentes, a distribuidora internacional bósnia Milana Božić chega para comandar o jogo e vai ter de criar laços com as novas atacantes.

67