BREVES
JUNHO 2025 REVISTA DRAGÕES
NATAÇÃO: 19 MEDALHAS NO MEETING INTERNACIONAL DO PORTO
Kevins Apseniece( 400 metros estilos e 100 metros mariposa), Francisco Amaral( 800 metros livres e 1500 metros livres) e Angélica André( 1500 metros livres) conquistaram o ouro no Meeting Internacional do Porto, que decorreu no fim de semana de 6 e 7 de junho, na Piscina de Campanhã. Os três nadadores conquistaram cinco das 19 medalhas que compuseram o medalheiro coletivo do FC Porto – que somou ainda sete medalhas de prata e outras tantas de bronze-, segundo colocado na classificação coletiva, com 815 pontos.
OURO, PRATA E BRONZE NA TAÇA DE BOXE
A secção de boxe do FC Porto conquistou três medalhas na Taça de Portugal de boxe olímpico: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. Francisco Costa venceu em cadetes 66kg, Alexandre Santos alcançou a prata em elite 54kg e Martin Pinto fechou o pódio de juniores 71kg na competição que decorreu no pavilhão da Escola Secundária D. Dinis, em Marvila( Lisboa), no fima de semana de 19 e 20 de junho. Com este resultado, Francisco Costa juntou o triunfo na prova rainha à vitória no Campeonato Nacional de Kempo e continuou a afirmar-se como um pugilista de elevado potencial.
SETE MEDALHAS NO NACIONAL DE TÉNIS DE MESA
Composta por nove atletas, a equipa de ténis de mesa adaptado do FC Porto conquistou um total de sete medalhas no Campeonato Nacional de Singulares e Equipas que decorreu durante o fim de semana de 12 e 13 de junho, no Pavilhão do Lis, em Leiria. Joaquim Ferreira alcançou o bronze na classe 2-3 e na classe 6 houve dois portistas no pódio: Fabiano Rodrigues( 2.º) e Nuno Machado( 3.º). Luca Vasconcelos( classe 11) e João Oliveira( classe Síndrome de Down) também regressaram de Leiria medalhas de prata. Na vertente coletiva, a dupla Alberto Fernandes / Joaquim Ferreira trouxe o bronze para a Invicta, enquanto Luca Vasconcelos e Hélder Monteiro ascenderam ao degrau intermédio do pódio( 2.º).
FC PORTO DISTINGUIDO COM PRÉMIO FOREVER GREEN
O FC Porto foi distinguido com um Prémio Forever Green 2025, atribuído pelo Real Betis, de Sevilha, que reconhece o compromisso ambiental de entidades, meios e profissionais. A distinção vem destacar o trabalho realizado pelo clube na área da sustentabilidade, premiando a gestão eficiente de recursos na categoria“ Liderança Ambiental no Desporto”. A Forever Green é a plataforma de sustentabilidade ambiental do
Betis, que nasceu com o propósito de consciencializar para a luta contra as alterações climáticas, aproveitando a projeção do futebol a nível global para o usar como ferramenta de transformação social. Na gala deste ano, que foi a terceira, o FC Porto foi o clube de futebol distinguido. Além dos Dragões, foram premiadas a National Geographic, o Aquário de Sevilha, o Ministério da Agricultura, Pescas e Ambiente das ilhas baleares e, a título individual, o divulgador ambiental Javier Peña e o explorador e ativista Nacho Dean.
QUATRO PÓDIOS NO NACIONAL DE BOCCIA
A equipa de boccia arrecadou quatro medalhas de prata no Campeonato Nacional de Pares e Equipas que decorreu no fim de semana de 12 e 13 de junho, em Viseu. A equipa formada por Pedro Ferreira, David Araújo e Dinis Monteiro subiu ao pódio em BC1 / BC2, enquanto os pares Tiago Tavares / Nuno Mesquita e Virgílio Ferreira / Rolando Ferreira repetiram o feito na primeira divisão de BC3 e Alice Moreira / Ezequiel Moreira e Diogo Castro / Rui Castro no segundo escalão da mesma categoria. O medalheiro coletivo ficou completo com o segundo lugar conquistado pela dupla Carla Oliveira e Tiago Silva em BC4 / BC5. Participaram ainda no torneio Carlos Sousa e João Pinho, que alcançaram um honroso sétimo lugar em BC4 / BC5 e contribuíram para o desempenho coletivo da secção.
CÉSAR MORAIS E DANIEL MAIA SAGRAM-SE CAMPEÕES EUROPEUS
César Morais e Daniel Maia sagraram-se campeões europeus de futsal para Síndrome de Down. Os dois Dragões integraram a seleção nacional que bateu a Turquia na final da competição por 4-2. À semelhança do que aconteceu ao longo de toda a prova em Ferrara( Itália), Daniel Maia e César Morais foram determinantes para a conquista de Portugal que já fugia desde 2018. O primeiro bisou na grande decisão, enquanto o segundo também marcou frente à até então bicampeã europeia.
73