Dragões #463 Jun 2025 | Page 72

BREVES
JUNHO 2025 REVISTA DRAGÕES
RÊMA FOI O MELHOR GUARDA- REDES DO MUNDIAL SUB-21
Diogo Rêma foi o melhor guarda-redes do Campeonato do Mundo de sub-21. O número 16 do FC Porto, que na seleção nacional usa a camisola 33, esteve em particular destaque durante toda a competição, ajudou Portugal a chegar à final e integra o sete ideal eleito pela Federação Internacional de Andebol( IHF). Orientada por Carlos Martingo, adjunto de Magnus Andersson no FC Porto, a equipa portuguesa sagrou-se vice-campeã mundial depois de perder contra a Dinamarca, por 26-29, no jogo decisivo. Além de Diogo Rêma, também José Luís Ferreira, João Magalhães, Ricardo Brandão e Eduardo Costa representaram as cores portistas na Polónia.
DUARTE CUNHA NA EQUIPA IDEAL DO EURO SUB-17
O painel de observadores técnicos da UEFA selecionou o portista Duarte Cunha para a equipa ideal do Europeu de sub-17 que Portugal venceu na Albânia.“ Avançado rápido e direto no ataque, Cunha causava constantemente problemas ao adversário em situações de 1x1 e momentos de transição”, justificou o grupo de especialistas, acrescentando:“ Defensivamente, contribuiu para uma estrutura de equipa sólida, recuando para apoiar o lateral e impedindo o adversário de ter sucesso nas zonas laterais”.
VOLEIBOL: SEIS RENOVAÇÕES E DOIS REFORÇOS ANUNCIADOS
O plantel feminino de voleibol, que continuará a ser comandado por Miguel Coelho em 2025 / 26, vai ganhando forma durante e assenta no núcleo duro de atletas que renovaram: Joana Resende, Lila Durão, Victória Alves, Shainah Joseph, Ana Rui Monteiro e Bruna Correia vão continuar no FC Porto e já têm algumas novas companheiras para atacar a época que se avizinha. Saška Đurović, central montenegrina de 23 anos, trocou o Sporting pelas azuis e brancas, enquanto a zona 4 polaca Natalia Murek( 25 anos), campeã francesa na temporada finda, deixou o Levallois Paris Saint-Cloud para jogar de Dragão ao peito.
ANGÉLICA SAGRA-SE CAMPEÃ NACIONAL
Angélica André foi a mais rápida na prova dos cinco quilómetros e sagrou-se novamente campeã nacional de águas abertas. Num autêntico contrarrelógio em pleno rio Tua, em Mirandela, a nadadora do FC Porto percorreu a distância em 57 minutos, 55 segundos e dois décimos e superou toda a concorrência no Open de Portugal. Helena Rodrigues( 1:02:02,3) e Joana Cardeal( 1:02:06,8), ambas do Condeixa, fecharam o pódio, gastando mais de quatro minutos do que a vencedora.
JOSÉ MIGUEL SOARES É CAMPEÃO
José Miguel Soares é o novo campeão nacional de bilhar às três tabelas. O atleta do FC Porto foi o grande vencedor da fase final, disputada durante o fim de semana de 6 e 7 de junho, no Centro Bilharista da Amadora, repetindo a vitória conseguida em 2022. O bilharista de 30 anos consagrou-se como um dos mais jovens campeões da história com seis vitórias e um empate frente a Rui Manuel Costa- anterior detentor do título e colega de equipa que terminou no segundo lugar. Manuel Santos Oliveira, do Leça, fechou o pódio. Numa ronda disputada a oito em formato de todos contra todos, Luís Pinto e Gonçalo Santos foram os outros representantes do FC Porto, tendo terminado no quinto e sétimo lugares, respetivamente, e reforçado o estatuto de jovens promessas da modalidade.
72