Dragões #461 Abr 2025 | Page 62

ESPECIAL 40 ANOS
ABRIL 2025 REVISTA DRAGÕES colocar em causa os restantes jogadores da nossa equipa, acho que o Domingos Carvalho e o Realista tiveram uma importância enorme nessa segunda parte para continuarmos a acreditar”, uma vez que o golo solitário do avançado não servia para garantir o título. A desvantagem de 5-1 ao intervalo“ não assustou”, porque a equipa sabia que só estava“ a perder por 2-0”.“ O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa acompanhounos e disse algumas coisas no balneário, tal como o treinador. Regressámos ao rinque com o pensamento de marcar um de cada vez e acreditar. A segunda parte foi nossa”, esclareceu Franklim Pais. Uma remontada de 5-1 para 5-7 em pouco mais de 20 minutos fez do FC Porto campeão europeu numa partida que nem chegou ao fim.“ Começaram a atirar objetos para o recinto de jogo e tornou-se impossível. Voava papel higiénico, latas, tudo o que tinham à mão. Só recebemos a taça no balneário”, erguida pelo capitão António Vale.“ Já estávamos vacinados”, conta Vítor Hugo.“ Quer seja em casa do Benfica ou do Sporting ou mesmo em Oliveira de Azeméis e em São João da Madeira, já sentíamos esse tipo de ambientes”.“ Ao longo destes anos, tivemos sempre a segunda mão das finais fora de casa. A história de atirar a moeda ao ar e os 50 % de probabilidades nunca nos favoreceram. Foi contra tudo e contra todos” e contra os adeptos do Novara também. A festa prolongou-se pela noite dentro e só terminou na chegada à cidade Invicta. O FC Porto tornava-se senhor da europa sobre patins … Com as chuteiras calçadas só 333 dias depois, em Viena.
Vítor Bruno
Franklim Pais

NO BALNEÁRIO DE PEDROTO

Às segundas-feiras e com a permissão de José Maria Pedroto, o plantel de hóquei em patins partilhava o balneário com a equipa de futebol.“ Privávamos com os craques do futebol, respirávamos aquela realidade”, explicou Vítor Hugo, que brincou sobre as conquistas europeias.“ Costumava dizer que foi preciso ganharmos primeiro para a equipa de futebol se sagrar campeã da Europa em 1987. Partilhava o fascínio pelo golo com o Fernando Gomes, que dizia que marcar era como se fosse um orgasmo. Eu senti-a o mesmo”, confessou.

DE NOVARA ATÉ VIANA

Franklim Pais tem a particularidade de ter vencido as três Ligas dos Campeões conquistadas pelo FC Porto. Se em Novara esteve no banco, em 1990 derrotou o Noia como titular, numa final também a duas mãos e celebrada na Catalunha. Depois de várias perdidas, tanto como guarda-redes como na qualidade de treinador, Franklim voltou a celebrar em 2023, em Viana do Castelo, a conquista do principal troféu europeu da modalidade, agora como“ team manager” dos Dragões.
62