BREVES
JANEIRO 2025 REVISTA DRAGÕES
O PRIMEIRO TÍTULO NO FEMININO
Vencedora do campeonato distrital , a equipa de sub-19 conquistou o primeiro título de futebol feminino da história do FC Porto . Com um registo perfeito de 12 vitórias em igual número de jornadas , a formação orientada por André Andrade selou o triunfo na competição com uma goelada ( 9-1 ) em Freamunde . “ É um marco histórico que está alicerçado no trabalho desenvolvido por vários elementos . Sou apenas o responsável , mas há uma estrutura dedicada que tem feito um trabalho fantástico . É um momento importante , muito feliz , e deixa-nos muito orgulhosos pelo que temos feito ”, admitiu José Manuel Ferreira , diretor do futebol feminino azul e branco . “ É lógico que queremos mais , ainda temos outras batalhas e títulos para vencer , como é lema do FC Porto , um clube ambicioso e ganhador . Estamos numa fase inicial , sabemos que isto é só uma pequena parte , mas também sabemos que estamos a fazer um trabalho importante ”, concluiu . As juniores Lara Duarte , Sofia Noronha , Mariana Gonçalves , Bruna Gomes , Carolina Silva , Ana Filipa Silva , Rita Moreira , Lara Martins , Joana Senra , Fabiana Branco , Rosa Fontes , Matilde Ferreira , Isabela Pereira , Francisca Duarte , Diana Oliveira , Mara Ferreira , Lara Ribeiro , Maria Sousa , Constança Sousa , Caetana Alonso , Vitória Tenente e Mariana Castanheira , as juvenis Leonor Almeida , Ana Paula Pinto , Matilde Barbosa , Raquel Vaz Cunha , Lara Cunha e Beatriz Neto - juntamente com Margarida Ferreira , Renata Correia e Ana Beatriz Martins , da equipa principal - fizeram parte do plantel campeão distrital .
O FÃ DE BUSQUETS QUE GOSTA DE DAR A MARCAR
Dennis Konney é reforço da equipa Sub- 19 e mais uma opção para o treinador Sérgio Ferreira para a segunda metade da época . Formado na Academia Rising Stars of Africa , sediada em Acra , o médio ganês de 18 anos assumiu semelhanças com Sergio Busquets na tentativa de autorretratar , tem Samu , Galeno e Fábio Vieira como referências , gosta de dar a marcar e alimenta “ o sonho ” de “ poder jogar no Estádio do Dragão ”.
O “ SONHO DE MENINO ” DE SALVADOR RIBEIRO
Salvador Ribeiro assinou o primeiro contrato profissional da carreira e prolongou o vínculo ao clube que representa desde 2022 . Para honrar “ o voto de confiança ” que lhe permitiu concretizar “ um sonho de pequenino ”, o médio de 16 anos prometeu “ defender os valores do FC Porto dentro e fora do campo ”. O centrocampista deu os primeiros toques no Casa Pia , passando ainda por Benfica , Sporting e Alverca antes de chegar ao Dragão . Com apenas 14 anos tomou uma “ decisão difícil ” e mudou-se para o Porto em busca de um objetivo que “ já ambicionava há muito tempo ”. Dois anos volvidos , vive agora “ o melhor momento da carreira ” com o contrato profissional a simbolizar a cereja no topo do bolo . Com Eustáquio como referência “ pela capacidade de liderança , visão de jogo , inteligência e qualidade de passe ”, Salvador diz que é “ um jogador completamente diferente ” desde que chegou ao FC Porto e já só pensa em “ ser campeão nacional de sub-17 ” e na “ estreia pela equipa principal no Estádio do Dragão ”.
MUITA CLASSE NOS REGIONAIS DE BOCCIA
O arranque do campeonato regional nas classes BC1 , BC2 , BC4 e BC5 reuniu a elite do boccia nortenho e levou nove representantes do FC Porto a Matosinhos , onde decorreu a primeira jornada da prova e onde os portistas somaram pontos cruciais para a classificação final . Os paralímpicos Carla Oliveira ( BC4 ) e David Araújo ( BC2 ) venceram todas as partidas e terminaram no primeiro lugar da primeira divisão . Dinis Monteiro ( BC1 ), de apenas 13 anos , obteve um terceiro posto depois de três vitórias em cinco jogos da segunda divisão . João Pinho , da classe BC5 , posicionou-se no quarto lugar , enquanto Pedro Ferreira e Catarina Monteiro ( BC2 ) foram quinto e sexto classificados do principal escalão , conseguindo os mesmos resultados obtidos por Tiago Silva e Carlos Sousa na classe BC4 . Na segunda divisão , Leonor Lopes ( BC2 ) ficou em quinto depois de perder no desempate dos quartos de final .
71