BREVES
JANEIRO 2025 REVISTA DRAGÕES
DEZEMBRO AZUL
No mês em que o FC Porto venceu quatro dos cinco jogos disputados para o campeonato ( a exceção foi o empate em Famalicão ), somando mais pontos do que qualquer outro adversário , Vítor Bruno , Nico González e Samu Aghehowa foram distinguidos como os melhores de dezembro pela Liga Portugal . O período de invencibilidade , fase em que os azuis e brancos apontaram 12 golos e sofreram apenas um , não passou despercebido aos técnicos principais da prova , que elegeram Vítor Bruno como o Melhor Treinador do Mês , atribuindo-lhe 31 % dos votos . Nico González , que fez dois golos e uma assistência , foi o Melhor Médio do Mês ( 21,5 %), e Samu Aghehowa , autor de cinco golos e duas assistências no período em análise , foi o Melhor Avançado do Mês ( 28,1 %), dias depois de ter sido distinguido pelo Sindicato dos Jogadores com um prémio semelhante . Como se tal não bastasse , o dianteiro espanhol foi eleito o Melhor Jogador da Liga no último mês de 2024 , recolhendo 18,5 % das preferências . A coleção de distinções continuou com a atribuição do prémio de Melhor Jovem da Liga em dezembro a Rodrigo Mora pelo Sindicato dos Jogadores . O médio criativo somou 15,3 % dos votos num mês em que se destacou com grandes exibições pontuadas por dois golos e três assistências .
MELNICHENKA DISPOSTO A “ DAR O MELHOR ”
A equipa B do FC Porto recebeu um novo elemento para o ataque : Trafim Melnichenka , de 18 anos , mas já internacional A pela Bielorrússia , chegou do Dinamo Minsk e assinou contrato até 2028 . Com experiência nas fases de qualificação da Liga dos Campeões e da Liga Europa , nas fases de grupos da Liga Conferência e da Liga das Nações , o novo camisola 43 pode atuar no eixo do ataque ou atrás do ponta de lança e detém o recorde de jogador mais jovem de sempre a atuar pela seleção bielorrussa , estabelecido em setembro de 2024 com 17 anos e 353 dias . Nas primeiras declarações de azul e branco , Melnichenka mostrou-se “ muito feliz ” por ingressar “ numa equipa tão grande ”, fez questão de “ colocar os objetivos bem alto ” e de prometer “ dar o melhor para proporcionar alegrias aos adeptos ”. No momento da oficialização do contrato , Andoni Zubizarreta , diretor desportivo dos Dragões , caraterizou o novo reforço como “ um ponta de lança ou segundo avançado com muita qualidade , muita técnica com a bola e uma boa relação com a baliza ”.
VONIĆĆNUM “ CLUBE ESPETACULAR ”
Depois de Trafim Melnichenka , o FC Porto B assegurou os serviços de Leonardo Vonić , que assinou contrato até 2028 e passa a vestir a camisola 79 . Nascido a 10 de julho de 2003 , o avançado alemão de ascendência croata iniciou a carreira em solo germânico ao serviço do TS Ober-Roden , antes de se mudar para o FSV Frankfurt e de representar os escalões jovens do Nuremberga . Em 2023 / 24 , já depois de ter representado as seleções de sub-19 da Alemanha e de sub-20 da Croácia , transferiu-se para o Rot-Weiss Essen e contribuiu com nove golos e seis assistências para a boa campanha dos vermelhos e brancos no terceiro escalão germânico . Nas 17 jornadas em que foi chamado à ação nesta temporada , o ponta de lança ambidestro apontou cinco dos 23 remates certeiros do emblema do Ruhr na 3 . Liga e ainda fez o passe para outro . “ Capaz de jogar em todas as posições do ataque ”, o internacional jovem germanocroata mostrou-se “ muito entusiasmado ” por poder representar “ um clube enorme e espetacular ” e ansioso por “ marcar golos e ajudar a equipa ”. Segundo Andoni Zubizarreta , Vonić “ é capaz de produzir oportunidades sozinho ” e traz “ experiência , competitividade , capacidade no jogo tático e na finalização ”.
70