FUTEBOL
JANEIRO 2025 REVISTA DRAGÕES
que fazem o FC Porto e que fazem do clube aquilo que ele realmente é .
Quem são as maiores referências no vosso balneário ? A Cláudia Lima é a referência de quase todas . Nós ainda somos muito novinhas , ela já deu muito ao futebol e continua a dar . É uma jogadora de renome . Trabalha com tudo o que tem , dá sempre o máximo e é um orgulho poder partilhar as quatro linhas com ela .
Se pudesse idealizar a jogadora perfeita dentro do plantel , como seria ? Tinha o pé direito da Cláudia , o meu pé esquerdo , a velocidade da Semedo , o remate da Carocha , a força e a garra da Matilde . A Matilde é o nosso bombeiro , está lá para apagar os fogos que nós causamos . é preciso que elas marquem e para eu marcar é preciso que a equipa abra espaços e me assista . O golo é sempre um trabalho coletivo , nunca é de uma jogadora só .
Se tivesse de traçar o seu perfil enquanto jogadora , como se descreveria ? Sou irreverente , boa tecnicamente , encontro bem o espaço e sou boa a fazer passes de rutura . Há coisas em que tenho de melhorar , como a agressividade , a velocidade , a predisposição defensiva e a reação à perda de bola , mas é para isso que eu trabalho .
Está sempre feliz dentro do campo . Isto acontece porquê ? É o amor ao futebol , o amor ao clube ou um mix dos dois ? Eu sou assim , normalmente estou sempre feliz , a sorrir e a brincar . Claro que a jogar , com as coisas a correr bem como têm corrido , só vitórias , golos e assistências , não dá para estar de outra maneira .
E fora das quatro linhas , como é a Inês Oliveira ? É uma pessoa alegre , engraçada , sempre com as suas brincadeiras .
Apostou as fichas todas no futebol ou continua a estudar ?
Continuo a estudar , vou conciliando a universidade com os treinos . Agora que treinamos à tarde é mais difícil , mas quando queremos alguma coisa arranjamos forma de conseguir .
O que estuda e onde ? Estudo Psicologia na Universidade da Maia .
Gosta de acompanhar outras modalidades do clube ? Sempre que tenho oportunidade vou ao Dragão e ao pavilhão . Já fui ver jogos de andebol , voleibol e hóquei .
Qual é a sua modalidade preferida ? Não gosto de nenhum desporto como gosto de futebol , mas se tivesse de escolher outro provavelmente escolhia andebol .
Com que jogador das modalidades mais se identifica na forma de viver o clube ? Com o Carlo Di Benedetto , atleta de hóquei em patins . É um jogador que não nasceu portista , como ele próprio referiu no discurso dos Dragões de Ouro , mas aprendeu a ser com a ajuda dos adeptos e das pessoas que trabalham no clube . O FC Porto é muito isso , são as pessoas
Olhando para os últimos meses em retrospetiva , como encara esta temporada ? Tem sido uma caminhada vitoriosa , de muito sucesso . Fizemos uma primeira volta só com vitórias e na segunda fase também não temos derrotas nem empates , até ao momento . Vamos indo , jogo a jogo , só pensamos no jogo que vem a seguir . Não olhamos muito para a frente para não escorregarmos entretanto . Lá pelo meio ainda jogámos contra o Marítimo , uma equipa que joga duas divisões acima , e acho que não se notou a diferença . Disputámos o jogo cara a cara com elas , podíamos ter sido nós a ganhar , a equipa sentiu isso e ficou muito desiludida com a derrota .
Parece-lhe possível manter este registo quase perfeito ? Sim , é o que nós queremos , manter este registo só de vitórias daqui para a frente para conquistarmos o título e , consequentemente , subirmos à segunda divisão .
Se a Inês de 21 anos tivesse uma conversa com a Inês de 11 , o que é que lhe diria ? Dir-lhe-ia para acreditar que os sonhos são possíveis de concretizar , para continuar a sonhar que um dia ia saltar da bancada para o relvado , vestir a camisola do FC Porto e representar o clube . Jogar no FC Porto era um sonho que eu tinha , mas nunca me passou pela cabeça que um dia fosse possível .
49