Dragões #458 Jan 2025 | Page 48

“ Eles [ os rapazes ] nunca me fizeram sentir que aquilo não era para mim , mas já ouvi várias vezes que o futebol não é para meninas . Isso devia acabar , já não é uma realidade .”
FUTEBOL
JANEIRO 2025 REVISTA DRAGÕES
“ Quando me ligaram , não pensei duas vezes , sempre tive o sonho de jogar no FC Porto ”. Como foi o dia em que a convidaram para jogar no clube ? Lembro-me perfeitamente , tinha acabado de acordar e tinha uma chamada do Graça , então liguei-lhe de volta sem saber para o que era , e ele disse-me que o FC Porto estava interessado em falar comigo . Desliguei a chamada e liguei ao meu pai quase a chorar , muito feliz por isso acontecer . Se assim quisessem eu assinava na hora , não precisava de ouvir mais nada . O meu sonho era jogar no FC Porto e ia concretizar-se .
Caiu-lhe logo a ficha ou precisou de mais tempo para assimilar a ideia ? Para mim , tudo aquilo era um sonho , nem estava a cair na realidade . Só percebi o que estava a viver no primeiro treino , quando estava com a camisola do FC Porto vestida a fazer o que gosto . No início tudo parecia um sonho , cada coisa nova que acontecia parecia um sonho .
Como foi esse primeiro treino ? Notava-se o entusiasmo e o nervosismo de toda a gente , o próprio treinador reparou nisso . Toda a gente se queria mostrar , toda a gente queria desfrutar do momento , é normal . A primeira semana foi à base do nervosismo , mas depois já estávamos todas para o mesmo e acabou por ser fácil .
Em que dia é que o seu coração acelerou mais : quando a convidaram para jogar no FC Porto ou no

“ Eles [ os rapazes ] nunca me fizeram sentir que aquilo não era para mim , mas já ouvi várias vezes que o futebol não é para meninas . Isso devia acabar , já não é uma realidade .”

dia 1 de setembro de 2024 ? No dia 1 de setembro de 2024 [ risos ].
O que sentiu na estreia ? Senti tudo ao mesmo tempo . Felicidade , nervosismo , ansiedade , novidade . A partir do momento em que entrei no estádio senti tanta coisa . Vimos o balneário , o relvado , era tudo novo , então quando saímos para aquecer e vimos que as bancadas estavam cheias … Ninguém estava à espera de encher sequer uma bancada , quanto mais ter 30 mil pessoas no estádio .
Em entrevista à DRAGÕES , a Joana Neves confessou que vocês fizeram uma aposta para tentar adivinhar o número de adeptos . Foi uma das mais confiantes ? Fui das menos confiantes , nem aos 10 mil cheguei . Na altura foi a nossa fisioterapeuta a apostar no número mais alto e todas dissemos que era impossível , mas ela acabou por ganhar .
31.093 portistas no Dragão para assistir a um jogo de futebol feminino . O que dizer ? São únicos . Os adeptos do FC Porto são especiais , diferentes , fazem-nos sentir acarinhadas e dão-nos muita força . Nunca vivi isto noutro clube e não estava à espera de que eles fossem assim no primeiro ano de feminino . Mesmo no Olival , às vezes temos mais de mil adeptos à chuva e ao frio . É muito diferente .
Enquanto portista , sente orgulho por saber que vai estar para sempre na história do clube por fazer parte da primeira equipa de futebol feminino ? Claro , posso dizê-lo por mim e por todas , somos todas portistas . É um orgulho . Somos as primeiras , mas não basta sermos as primeiras a integrar um plantel , queremos ser as primeiras a ser campeãs , a subir de divisão e a chegar à primeira divisão . A história faz-se com títulos .
Já soma 27 golos e 32 assistências em apenas 16 jogos como média na época de estreia . Prefere marcar ou assistir ? Gosto mais de assistir , mas o mister passava a vida a dizer que eu não rematava à baliza . Entretanto comecei a rematar e os golos foram surgindo . Os golos são um trabalho de equipa , para eu assistir
48