BREVES
NOVEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES
GONÇALO OLIVEIRA SONHA MARCAR NO DRAGÃO
Gonçalo Oliveira assinou contrato profissional e prolongou a ligação ao FC Porto que dura desde 2019 . O médio defensivo começou a dar os primeiros toques de dragão ao peito no polo do FC Porto em Braga antes de viver o “ melhor momento ” da carreira : “ Poder ir treinar ao Olival ”. “ Para um miúdo de 11 anos é incrível ”, explicou . Percorrido o trajeto dos Sub-12 aos Sub-17 com “ muitos altos e baixos ”, o jovem de 16 anos apresentou-se a “ um bom nível ” e realizou 23 jogos - marcou sete golos - em 2023 / 24 até sofrer uma rutura do ligamento cruzado anterior do joelho que obrigou a uma operação em maio . Pronto para começar a treinar no relvado e com previsão de regresso à competição em fevereiro , o médio agradeceu a “ confiança ” do clube num período “ muito difícil ”, algo que “ ajuda na recuperação ”, e apontou a um futuro bemsucedido de azul e branco : “ Quero voltar a entrar em campo e ser campeão nacional . Um dia , ambiciono pisar o relvado do Estádio do Dragão e marcar um golo nesta casa ”.
CONTRATO PROFISSIONAL PARA ANDRÉ MIRANDA
André Miranda assinou o primeiro vínculo profissional com o FC Porto e vai continuar a vestir de azul e branco . O internacional jovem português de apenas 17 anos começou a jogar futebol no Pinhalnovense , clube da terra natal , passou pelo Benfica e pelo Vitória de Setúbal antes de ingressar nas escolas azuis e brancas , em 2020 . Vive desde então na Casa do Dragão , fixou-se nos corredores do ataque e fez por merecer um lugar no plantel de sub-19 portista . “ Têm sido bons passos para mim ”, reconheceu o avançado .
UMA DÚZIA COM CONTRATO
Os defesas Gonçalo Cruz e Miguel Monteiro , os médios Gonçalo Fontes , Henrique Maduro , João Lopes , Lourenço Freitas , Rafael Figueiredo e Rúben Sousa e os avançados André Martins , António Pereira , Gonçalo Pereira e Gonçalo Santos assinaram os primeiros contratos de formação com o FC Porto . Todos eles integram o plantel da equipa de Sub-15 .
FILIPE SOUSA TAMBÉM ASSINA
Filipe Sousa assinou o primeiro contrato profissional com o FC Porto , mantendo-se assim vinculado ao clube . O defesa luso-brasileiro de 17 anos foi inscrito pelo Portimonense , mas em 2020 / 21 começou a vestir de azul e branco e não mais deixou de o fazer desde então . Filipe passou por várias equipas da formação portista até chegar à equipa de Sub-17 , pela qual realizou 34 jogos na temporada passada , contabilizando nove golos e uma assistência , números muito interessantes para um defesa . Na presente temporada começou por integrar o plantel de Sub-19 , mas rapidamente se tornou uma opção para João Brandão , como atestam os encontros já disputados pelo FC Porto B na Segunda Liga .
JOÃO TEIXEIRA A COLECIONAR MEMÓRIAS
João Teixeira , que está a cumprir a décima época de azul e branco , prolongou o vínculo que o liga ao FC Porto . Natural de Vila Real , o médio de 18 anos deu os primeiros toques ao serviço do Diogo Cão e mudou-se para o Olival em 2015 . O percurso nos diferentes escalões da formação foi concluído na época transata , em que o impacto que teve na campanha na Youth League ( participou em oito dos nove jogos dos azuis e brancos na caminhada que terminou nas meiasfinais da prova , marcando um golo ao Mainz ) lhe valeu a estreia a nível sénior pela equipa B . “ Muito feliz ” pelo voto de confiança dos “ responsáveis do clube ”, o camisola 92 mostrou-se pronto para “ continuar a trabalhar ” e a evoluir “ diariamente nos treinos e nos jogos ” com o “ grande objetivo ” de chegar à “ equipa principal ”. Para já , a meta é “ fazer o máximo de jogos possível ao serviço da equipa B ” e continuar a colecionar memórias numa “ experiência única ”.
75