Dragões #456 Nov 2024 | Page 74

BREVES
NOVEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES
13 EMBAIXADORES NO DRAGÃO
Os embaixadores da Áustria , Bélgica , Bulgária , Chéquia , Finlândia , Países Baixos , Croácia , Irlanda , Polónia , Malta , Alemanha , Suécia e da Comissão Europeia visitaram o Estádio do Dragão e o Museu FC Porto a 13 de novembro . Recebidos no camarote presidencial , os diplomatas viveram “ uma grande oportunidade ” e Emília Fábián , a representante magiar , discutiu “ algumas ideias com o presidente André Villas-Boas ” sobre novas “ formas de cooperação com o FC Porto ”. “ Estou certa de que voltarei cá para falar mais sobre isto ”, disse a embaixadora húngara no rescaldo da iniciativa .
137 MEDALHAS A NADAR
A equipa de natação do FC Porto foi a mais medalhada nos Campeonatos Territoriais de seniores , juniores e juvenis , que decorreram nas piscinas municipais de Felgueiras de 16 a 17 de novembro . Os Dragões , representados por 43 atletas , alcançaram 137 medalhas - 47 de ouro , 46 de prata e 44 de bronze . Daniela Magalhães Lopes e Maria Freitas Castro obtiveram o segundo e terceiro lugares na classificação geral por pontos , enquanto Francisco Amaral foi o primeiro classificado e Miguel Medeiros - vencedor nos juniores - o segundo na vertente masculina .
SHAINAH JOSEPH É REFORÇO PARA O VOLEIBOL
Shainah Joseph é a mais recente cara nova do plantel tetracampeão nacional de voleibol . Aos 29 anos , a internacional canadiana deixou a liga profissional dos Estados Unidos para se juntar ao FC Porto na luta pelo pentacampeonato . Aos 19 anos , mudou-se para os Estados Unidos , onde conciliou a licenciatura em Telecomunicações com o desporto e envergou a camisola da Universidade da Flórida durante três anos . Depois de concluir os estudos , jogou na Bulgária , em Taiwan , nas Filipinas , no Japão e em França até regressar à Flórida , em 2023 , para representar as Orlando Valkyries . Esta temporada preparava o regresso às quatro linhas , em Atlanta , quando o FC Porto lhe trocou as voltas . Com provas dadas um pouco por todo o mundo e com um alcance de 3,26 metros na impulsão para o ataque e de 3,10 metros no bloco , a nova camisola 15 das azuis e brancas , que reforça as opções de Miguel Coelho para a zona 2 , chegou “ muito entusiasmada ” e determinada a “ vencer mais um campeonato ”. Na ótica de Miguel Coelho , “ o currículo e a experiência ” da internacional canadiana vão trazer “ soluções ao sistema ofensivo ” e ajudar o plantel a “ subir de rendimento ”.
DENIS GUTU EM BUSCA DE “ MAIS SUCESSO ”
Denis Gutu assinou o primeiro contrato profissional com o FC Porto e prolongou a ligação ao clube que já representa há três anos . Filho de pais moldavos , mas nascido em território português , o guarda-redes começou a defender no Vasco da Gama de Sines e saiu de casa com apenas dez anos para ir morar no Seixal . O percurso no Benfica durou duas temporadas e a interrupção provocada pela pandemia ditou que o Tondela seria o destino no par de épocas seguinte . O bom nível demonstrado nos beirões despertou o interesse dos azuis e brancos , que o recrutaram aos 14 anos . Ao cabo de três anos de um “ trajeto difícil , de altos e baixos , trabalhando todos os dias ” nos sub-16 , sub-17 e sub-19 , ganhou a oportunidade de treinar com a equipa B , um momento “ para crescer ” que o colocou a escassos metros da “ grande referência ” Diogo Costa , com quem já trabalhou . “ Trabalhar sempre mais ” é o que se segue para o jovem de 16 anos que agora quer “ ainda mais sucesso ”.
74