Dragões #456 Nov 2024 | Page 70

BASQUETEBOL
NOVEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES sobretudo no futebol , mas estamos a tentar trazer isso para o basquetebol . Se eles vêm ao pavilhão , queremos dar-lhes bons espetáculos , vitórias , etc . Eles ajudamnos a ganhar e nós damos-lhes vitórias .
O Dragão Arena é uma espécie de fortaleza para a equipa ? Completamente . Olhamos para o Dragão Arena como uma caixa forte . Onde quer que joguemos , sabemos que teremos de voltar ao Dragão Arena e que as outras equipas terão de jogar aqui e que será muito difícil para elas . Um dos nossos objetivos nesta segunda fase de grupos da FIBA Europe Cup é tirarmos vantagem dos jogos em casa . Temos de tentar vencer aqueles três jogos consecutivos em casa e aí veremos onde estamos .
O que pensa da atmosfera do Dragão Arena , sobretudo nos jogos grandes ? É algo poderoso e que nos dá muita energia . Acho que os adeptos não têm noção de como damos valor a isso . Contra a Oliveirense , por exemplo , é verdade que concretizámos os lançamentos que nos permitiram ganhar , mas foram os adeptos que nos deram a confiança para os concretizarmos .
Acredita que aquela volta a seguir aos jogos a saudar os adeptos é algo importante para eles e também para os jogadores ? É muito importante , ainda mais para os adeptos , na minha opinião . É como um obrigado , por assim dizer . Toda a gente vai feliz para casa porque ganhámos , por isso é muito bom podermos cumprimentar os adeptos e dizer-lhes obrigado .
A nível individual , como se descreveria enquanto jogador ? Enérgico . Se tivesse que escolher uma palavra , seria enérgico .
Acredita que já melhorou aspetos do seu jogo desde que chegou ao FC Porto ? Sem dúvida , é algo que o treinador tem trabalhado , apesar de não termos muito tempo para treinar com os jogos todos . Tento sempre encontrar algo em que posso melhorar , nem que seja melhorar as percentagens , por exemplo . É algo que tenho trabalhado com os treinadores adjuntos e com o treinador Fernando Sá , mas os meus colegas também puxam por mim para continuar a melhorar como jogador . Tento sempre pensar que posso trabalhar isto ou aquilo .
Quais são as melhores recordações que guarda dos países em que jogou ? Falando de basquetebol , diria que foi a época passada na Polónia . A liga polaca é muito boa e só me apercebi disso
quando joguei lá . É uma liga muito competitiva , com bons jogadores e bons treinadores , e a verdade é que ganhei um concurso de afundanços . Em termos de basquetebol e para viver , diria a Grécia . A Grécia e a Polónia são o meu top-2 .
Como é o Xeyrius Williams fora do campo ? Sou uma pessoa muito tranquila e gosto de jogar videojogos . Também aproveito sempre que posso para falar com os meus amigos e adoro marisco , por isso também estou sempre à procura de restaurantes para comer marisco . Resumindo , sou uma pessoa muito tranquila .
Há outros desportos que goste de ver além de basquetebol ? Já fui a três jogos de futebol desde que estou aqui e também a alguns de voleibol . Já estive em vários clubes , mas este é o primeiro que tem literalmente tudo . Existe uma atmosfera familiar e uma comunhão muito grande entre as modalidades .
Para terminar , gostaria de deixar uma mensagem aos adeptos do FC Porto ? Precisamos do vosso apoio nos nossos jogos , sobretudo nos jogos em casa . O caminho vai ser longo e precisamos dos nossos adeptos ao nosso lado .
70