Dragões #456 Nov 2024 | Page 69

“ Sabemos que os nossos adeptos apoiam muito , sobretudo no futebol , mas estamos a tentar trazer isso para o basquetebol . Se eles vêm ao pavilhão , queremos dar-lhes bons espetáculos , vitórias .”
BASQUETEBOL
NOVEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES

“ Sabemos que os nossos adeptos apoiam muito , sobretudo no futebol , mas estamos a tentar trazer isso para o basquetebol . Se eles vêm ao pavilhão , queremos dar-lhes bons espetáculos , vitórias .”

É um pouco difícil , na verdade . A nível internacional , podemos ter o máximo de americanos que pudermos e isso muda o jogo , pois lá fora jogamos contra sete ou oito americanos e em Portugal jogamos contra quatro ou cinco . É diferente , mas isto torna a Liga portuguesa mais dura . Nós somos o jogo de campeonato de toda a gente e toda a gente quer vencer-nos , por isso temos de estar preparados para isso . Torna tudo mais difícil para nós .
Quão longe pode ir o FC Porto na FIBA Europe Cup ? Acho que podemos ir tão longe quanto quisermos , sinceramente . Como já disse , temos uma equipa muito boa e sabemos que o calendário vai ser exigente nos próximos meses , por isso vai ser duro e precisamos do apoio dos nossos adeptos , especialmente em casa , onde teremos três jogos consecutivos . Acredito que podemos ir longe se soubermos aproveitar as nossas oportunidades .
Em termos domésticos , quais são os grandes objetivos da equipa ? O campeonato . Quando falei com o treinador durante o verão , era campeonato , campeonato e campeonato . Antes do campeonato , foi a Supertaça no início e também haverá a Taça de Portugal . As Taças vão acontecendo e no fim de tudo há o campeonato , que é o mais importante . Temos de o ganhar e é para isso que estamos aqui . Disseram-nos e colocaram na nossa cabeça que não há segundo lugar , é o nosso maior objetivo para esta época .
Como olha para os rivais do FC Porto na luta pelo título , nomeadamente Benfica , Sporting e Oliveirense ? São todas muito boas equipas . O Benfica é uma equipa muito respeitável e a verdade é que nos venceram no último jogo que tivemos contra eles , mas acho que podíamos ter jogado melhor . Também já jogámos contra a Oliveirense , que é uma equipa muito boa e muito bem orientada . Vai ser uma equipa a ter em conta . Já vi um pouco do Sporting , sobretudo quando estava a disputar as competições europeias , e não tiveram a época internacional que queriam , o que os vai deixar ainda mais esfomeados para atingirem os seus objetivos nas competições domésticas . Sabemos que temos de estar atentos a eles também e que será um jogo difícil quando os defrontarmos .
A vitória na Supertaça no início da época foi uma demonstração de força da equipa ou nem por isso ? Acho que não . Os adeptos sabem que vão ter de contar connosco . A época passada foi boa , mas ficou curta . Sei que não esperam menos do que isso , por isso não acho que tenha sido uma demonstração de força . Foi uma vitória difícil que conseguimos e que valeu um troféu no final , mas foi um jogo normal como os outros . O nosso objetivo enquanto equipa é vencermos todos os jogos em cada semana .
Soube bem começar a carreira no FC Porto a levantar um troféu ? Sem dúvida ! Vim para o FC Porto para conquistar troféus e para contribuir para a história do clube , que é muito prestigiada . Fazer parte dessa história é um sentimento muito bom , tal como ter trazido aquele troféu para a cidade . Foi um sentimento surreal e de humildade ao mesmo tempo .
Por falar em conquistas , quão importante é vencer a fase regular do campeonato e ter a vantagem casa nos Playoffs ? Ter o fator casa a favor é uma vantagem , tal como o próprio nome indica . Sabemos que os nossos adeptos apoiam muito ,
69