Dragões #456 Nov 2024 | Page 17

“[ Samu ] É uma pessoa fora de série que mostrou muita tranquilidade e ferocidade , principalmente dentro da área . Jogar ao lado dele é muito fácil porque sabemos que está sempre bem posicionado e à procura do golo , isso facilita as nossas decisões .”
TEMA DE CAPA
NOVEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES
Com o Galeno já sabemos que joga de olhos fechados . Ficou contente por ele ter ficado no início da época ? Fiquei feliz por complementar o nosso plantel , porque sabemos a qualidade e o potencial que ele tem . Também sei que seria uma ocasião muito boa a nível pessoal e profissional , mas tê-lo aqui é muito bom e vamos para mais uma época à procura do título .
Qual é o segredo para ele estar a fazer um início de época com números tão expressivos ? Ele dedica-se muito , é muito esforçado e sabe que pode sempre melhorar . Acaba por ser um exemplo para os restantes elementos , porque pode fazer muito pelo grupo e realmente dá tudo nos treinos e nos jogos . Ele tem um nível muito alto de qualidade e dá tudo , isso puxa-nos para fazermos o mesmo .
Saíram entretanto dois companheiros de quem o Pepê era muito próximo , o Evanilson e o Francisco Conceição . Com quem tem passado mais tempo no Olival ? Com o Galeno e com o Wendell , que são os outros dois elementos de quem já era também mais próximo . Estamos sempre juntos , claro que temos saudades do Eva e do Chico , mas estamos muito felizes por eles darem um passo importante nas carreiras . Temos uma amizade fora de campo também e isso dentro das quatro linhas facilita ,
porque ajuda-nos a encontrar-nos .
Quando chegou ao clube , em 2021 , havia referências como Pepe , Sérgio Oliveira ou Otávio , que seguiram outros caminhos . Com isso , tornou-se uma referência para os jovens . Como encara esse estatuto ? Foi um pouco estranho no início . Às vezes brincamos porque , em alguns jogos , eu sou o mais velho da equipa titular e só tenho 27 anos . Sei que tenho uma responsabilidade muito grande , já estou na quarta época aqui e sei que tenho de me impor no balneário e dentro do campo . Estou pronto para fazer o que for preciso pela equipa .
Ajuda os mais jovens ? Procuro ajudar os mais novos que vêm da formação . Tento dar conselhos e ajudar para que eles possam desfrutar quando tiverem a oportunidade de entrar em campo .
É bom trabalhar com gente mais jovem ou é difícil ter de lidar com tanta irreverência ? É um pouco dos dois . Todos sabemos que os jovens querem jogar e atacar sempre , há momentos em que deviam soltar ou segurar e não o fazem . Eu também era assim quando tinha a idade deles e faz parte do processo de crescimento . Nós procuramos orientá-los para que estejam bem o mais rápido possível . Às vezes discutimos e damos-lhes duras , falamoslhes mais forte , também é preciso .

“[ Samu ] É uma pessoa fora de série que mostrou muita tranquilidade e ferocidade , principalmente dentro da área . Jogar ao lado dele é muito fácil porque sabemos que está sempre bem posicionado e à procura do golo , isso facilita as nossas decisões .”

17