Dragões #455 Out 2024 | Page 52

FUTEBOL
OUTUBRO 2024 REVISTA DRAGÕES
“ É um sonho realizado , porque a minha ambição sempre foi representar o FC Porto , independentemente do contexto . Surgiu a proposta para assumir a equipa feminina , agarrei-a com força e vou lutar o máximo que puder para atingir os objetivos do clube com o grau de exigência característico do clube .”
promoção da jogadora até chegar a um patamar sénior , atendendo aos objetivos do projeto , que começa na terceira divisão mas pretende chegar à liga principal . Temos que olhar para ele a curto e a longo prazo , sempre na promoção e no aproveitamento da formação para o contexto sénior .
Esperava ter mais de 30 mil espectadores no jogo de apresentação ? Não , longe disso . Basta olharmos para os números que o futebol feminino apresenta e lembrar que o recorde de assistência estava em 27 mil e qualquer coisa . Sentimos , desde a criação da equipa , uma grande adesão e muito apoio por parte dos adeptos , mas se me tivessem dito que 30 mil espectadores estariam aqui no jogo de apresentação , eu não teria acreditado . Provaram , mais uma vez , que são os melhores adeptos do mundo e marcaram presença em força .
Pode dizer-se que o projeto do futebol feminino conquistou os adeptos aos primeiros pontapés ? Verdade . Eles têm a noção de que precisamos deles para crescer , que vamos passar por dores de crescimento e que eles são peças fundamentais para podermos chegar onde queremos .
O primeiro objetivo , a subida de divisão , é assumido de forma clara . A grande questão é se será possível chegar à liga principal em dois anos … Possível é , mas sabemos das dificuldades e dos passos que temos de dar em caso de subida nesta época . É ver isto por patamares , passo a passo , com foco total na subida de divisão e , se isso acontecer , avaliarmos as necessidades para podermos disputar novamente a subida e chegar à liga principal .
É um projeto exequível ou é demasiada pressão ? A pressão existe sempre quando se está num clube como o FC Porto , está inerente também na pressão que coloco em mim por estar nesta casa , por querer fazer o melhor por este clube . Temos noção dos passos que queremos dar e da forma como teremos de o fazer para o conseguir rapidamente . Passo a passo e avaliando sempre as circunstâncias .
Como é que as jogadoras estão a lidar com o grau de exigência de um treinador que se assume como alguém extremamente exigente ? Estão a lidar bem . Numa fase inicial não foi fácil , não só pela minha exigência , mas também por todo o mediatismo que implica estar aqui . Nunca é fácil passar de um contexto totalmente amador para um clube como o FC Porto , em que também se sente a pressão externa . Mas faz parte , elas têm que ter noção de que isso vai acontecer enquanto cá estiverem .
Reconhece nas jogadoras uma grande margem de progressão ? Foi justamente por isso que procurámos formar um plantel jovem , com potencial e que nos desse margem de crescimento e progressão .
O que sente quando olha para o peito e vê esse emblema ? É um misto de emoções . É um sonho realizado , porque a minha ambição sempre foi representar o FC Porto , independentemente do contexto . Surgiu a proposta para assumir a equipa feminina , agarrei-a com força e vou lutar o máximo que puder para atingir os objetivos do clube com o grau de exigência característico do clube .
52