Dragões #454 Set 2024 | Page 59

“ Aqui , sabemos que o patamar da tristeza de uma derrota sempre será maior do que o de qualquer vitória , mas eu gosto de viver assim . É algo que nos motiva ”
HÓQUEI EM PATINS
SETEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES
NOME Telmo Alberto Sousa Pinto NATURALIDADE Friburgo ( Suíça ) DATA DE NASCIMENTO 23 de janeiro de 1993 POSIÇÃO Defesa / Médio NÚMERO 5 CLUBES Carvalhos FC Porto Valongo FC Porto Sporting FC Porto TÍTULOS 1x Mundial 2x Taça das Nações 1x Golden Cat 2x Liga dos Campeões 2x Taça Continental 1x Taça Intercontinental 6x Campeonatos Nacionais 5x Taça de Portugal 1x Elite Cup 4x Supertaças 1x Taça Latina 2x Europeu Sub-19 2x Europeu Sub-17 1x Nacional Sub-20 1x Nacional Sub-17 1x Nacional Sub-15

“ Aqui , sabemos que o patamar da tristeza de uma derrota sempre será maior do que o de qualquer vitória , mas eu gosto de viver assim . É algo que nos motiva ”

o próximo desafio . Aqui , sabemos que o patamar da tristeza de uma derrota sempre será maior do que o de qualquer vitória , mas eu gosto de viver assim . É algo que nos motiva ”, acrescentou .
UM SORTUDO O futuro próximo dos Dragões dita dupla possibilidade para erguer troféus . À Elite Cup , primeira competição oficial da época , junta-se a Supertaça diante do Óquei de Barcelos , adversário que também será oponente dos portistas na jornada inaugural do campeonato . Com cinco provas pela frente , Telmo Pinto é frio na previsão e analisa por fases a temporada . “ Perspetivamos um ano complicado . É óbvio que queremos erguer todos os troféus , mas a equipa só pensa neste momento em dar uma boa resposta na Elite Cup e depois na Supertaça . Queremos somar mais dois títulos , é esse o objetivo ”. Tal como Ricardo Ares explicou na última edição da DRAGÕES , o novo modelo da Liga dos Campeões trará mais jogos . Às dores de cabeça para a equipa técnica junta-se a motivação dos jogadores . “ Nós gostamos sempre de jogar e mais jogos significam menos treinos ”, atirou , antes de sublinhar que “ a gestão que será feita pelas federações terá de potenciar ainda mais a modalidade ”. “ A competitividade vai aumentar , uma vez que há mais confrontos entre a elite do hóquei em patins . Os atletas estão motivados para a fase de adaptação a este novo desafio ”. Uma vida de ligação ao FC Porto , desde tenra idade , fez de Telmo Pinto o homem que é hoje . Nesta entrevista , o camisola 5 já falou da família azul e branca que tanto enaltece e que o viu crescer .
“ Desfrutei de vários balneários , privei com muitos jogadores e sempre vivi todas as modalidades do FC Porto , desde o pavilhão aos relvados ”, experiências que lhe permitiram atingir a maturidade como desportista , que o faz olhar para o hóquei em patins como profissão . “ Olho para esta oportunidade como uma parte especial da minha vida , porque o meu trabalho é a modalidade em que sempre quis singrar , com uma grande motivação que é jogar no clube do meu coração . Vivemos numa sociedade geralmente insatisfeita , eu sou um sortudo ”. Contudo , “ o pleno ” só é atingido graças às duas filhas e à esposa , sem as quais “ não seria a pessoa ” que é hoje . Eis Telmo Pinto , o hoquista e o homem que celebrou conquistas inéditas e momentos inesquecíveis , sempre com a ambição de vencer de azul e branco .
59