Dragões #454 Set 2024 | Page 58

“ Ele [ Ricardo Ares ] tenta introduzir sempre coisas novas e , dentro do mesmo modelo , vamos conseguir atingir o sucesso .”
HÓQUEI EM PATINS
SETEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES um rapaz muito atento e ambicioso . Acredito que vai encontrar no FC Porto o local perfeito para potenciar a sua qualidade e o seu talento . Agora , tem de aproveitar ao máximo , trabalhar e competir nos treinos para mostrar o que sabe quando for chamado . Não tenho dúvidas de que vai conseguir ”, enalteceu o novo companheiro de equipa .
NA DEFESA DAS CORES O tempo traz mudanças e é certo que esta é a segunda passagem de Telmo Pinto na equipa sénior do FC Porto , mas não há dúvida de que esta é a equipa e o clube certo para o hoquista vencer . Convidado a lembrar os tempos de formação , o defesa / médio admitiu que “ era impossível imaginar que um dia chegaria a esta posição ”. “ Ambicionava , como todos , singrar no FC Porto e conquistar títulos , mas tinha a noção de que seria difícil afirmar-me na equipa principal . Era um sonho para mim que felizmente concretizei ”. Desde então , a carreira da qual se orgulha teve diferentes etapas , muitos títulos e uma certeza . “ Quero continuar a defender as nossas cores , a vestir a nossa camisola e a conquistar troféus . Considero-me um jogador muito coletivo , por isso os meus objetivos individuais são os da equipa ”. Talvez por isso , os anos trouxeram maiores responsabilidades e uma posição de respeito entre o plantel , algo que Telmo abraça da melhor forma . “ Acredito que isso não é imposto a nenhum jogador , é algo que surge naturalmente , graças à personalidade de cada um e às experiências vividas como jogador ”. O hoquista recua até à transição da formação para os seniores portistas e para “ um balneário tremendo , com hoquistas incríveis ” como chave para se adaptar ao novo papel . “ É algo natural por toda a envolvência que criei com os meus companheiros e com os treinadores , que me têm dado essa possibilidade . Agradeço a todos por esse respeito e por me terem permitido essa responsabilidade ”. Habituado a vencer de azul e branco , o hoquista agradece “ a importância de toda a estrutura ” que permitiu espelhar o sucesso de outras eras da modalidade . “ A minha geração habituou-se a ver a equipa decacampeã nacional , que viveu muitos anos de sucesso e de títulos . Nessa altura , a espinha dorsal da equipa foi-se mantendo e acredito que esse foi um dos principais fatores para o

“ Ele [ Ricardo Ares ] tenta introduzir sempre coisas novas e , dentro do mesmo modelo , vamos conseguir atingir o sucesso .”

sucesso do FC Porto na modalidade ”, algo que também acontece em 2024 , com jogadores como Gonçalo Alves , Rafa , Hélder Nunes e o próprio Telmo Pinto a viverem juntos muitas conquistas . “ O plantel de hóquei em patins é pequeno em qualquer equipa e é fundamental ter sempre cinco ou seis atletas que conhecem a casa , que conhecem o campeonato , e que sabem o que significa jogar no FC Porto . Este grupo de jogadores que , não sendo velhos , são atletas com muitos anos de azul e branco e que juntam o trabalho diário à relação pessoal fora dos pavilhões , ou seja , verdadeiros amigos de casa , de férias e de pura cumplicidade ”. Isto permite “ ultrapassar qualquer adversidade para alcançar as vitórias ”, acrescentou . Ao espírito de equipa junta-se “ a fome dos adeptos ”, que transportam o que é ser FC Porto pela cidade , pelo país e pelo mundo . É neles , sublinha Telmo Pinto , que se revela a “ verdadeira paixão do que é ser Dragão ”. “ É isso que faz deste clube diferente dos outros . É algo poderoso , inexplicável , uma vez que a família FC Porto sente mais uma derrota do que uma grande vitória e isso é importante . Não querendo desrespeitar os clubes que representei , o peso da derrota é muito importante aqui e se chegas à rua e sentes essa mágoa entre os adeptos , os jogadores sabem da responsabilidade de no dia seguinte dar tudo no treino para que se possa regressar às vitórias no próximo jogo ”. Um facto que , curiosamente , também surge nas vitórias . “ Quando se ganha um título , mas no fim de semana a seguir temos novo jogo para ganhar , a nossa mentalidade tem de estar em ultrapassar
58