Dragões #454 Set 2024 | Page 39

“ Quero que sintam que o prazer e a oportunidade que estão a ter de poder representar este clube , mesmo sendo a equipa B , é algo que daqui a um ano ou dois muitos deles vão perceber que foi a melhor chance que tiveram .”
LADO B
SETEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES
Tanto aí como na Turquia , como é que acompanhava a vida do FC Porto ? Acompanhei sempre muito e , quando tinha algum problema de lesões , recorria ao fisioterapeuta Eduardo Braga ou ao doutor Nélson Puga . Cheguei a vir ao centro de treinos fazer tratamentos . Mesmo fora , fiquei sempre ligado ao FC Porto .
Viajou de novo para casa , cumpriu mais 25 jogos com Vítor Pereira e viveu o melhor momento no clube . O que significou o golo em Coimbra ? Foi um ano muito bom porque sentia que confiavam em mim , embora nunca tivesse tido a oportunidade de ser titular . Às vezes acreditava que merecia porque uma pessoa enquanto jogador é sempre um bocadinho egoísta . Penso que nesse plantel fui o 12 .º jogador porque fui o que mais entrou do banco . Aquele golo em Coimbra foi a cereja no topo do bolo porque foi um golo que para a equipa não acrescentava muito porque já estava a ganhar , mas senti uma energia … os meus colegas a festejarem comigo como se tivessem sido eles a marcar . Ficam as memórias , as fotografias e o título , que é o mais importante , com aquele jogo com o golo do Kelvin .
Ainda vai a tempo de ser titular pelo FC Porto ? Isso nunca se sabe . Neste momento sou o número 2 do plantel do FC Porto . Se me dissessem isso há um mês , diria que era impossível , por isso acredito sempre que o melhor está para vir e tenho que estar preparado para o que der e vier . É com essa mentalidade que estou aqui . Neste momento , o meu objetivo é ajudar a equipa , os jogadores , o míster e toda a estrutura . Porto há só um , por isso estou aqui a ajudar numa tarefa e com o sonho sempre presente .
O que lhe falta atingir por este clube ? Falta-me atingir tanta coisa … Ganhar o próximo jogo , por exemplo . Queria muito ter ganho este último e é com isso que ando a dormir mal . Agora já só estou a pensar que queria que o jogo contra o Felgueiras fosse já amanhã para poder ganhar . Não vim com o intuito de terminar o que quer que seja , fico feliz por ter a oportunidade e porque viram em mim algo para o que achava que teria jeito .
O que fez do dia 30 de agosto o mais feliz da sua carreira ? Foi um momento que achei que era impossível . Houve uma noite em que eu tive um sonho e queria mostrar que estava disponível para voltar ao FC Porto . Não o quis partilhar com as pessoas da estrutura porque não me queria oferecer , mas queria perceber se eles me quereriam no caso de eu ficar livre . Assinei em cinco minutos .
É impossível dizer não ao FC Porto ? Para mim é .
Chega de uma equipa que bateu o próprio recorde de pontos na primeira liga . O que diz isso sobre a sua disponibilidade para ajudar em campo ? Quero que o meu contributo seja dar algo mais ao FC Porto . Não pode haver relaxamento , temos todas as condições na equipa B , não nos falta nada . Quero que sintam que o prazer e a oportunidade que estão a ter de poder representar este clube , mesmo sendo a equipa B , é algo que daqui a um ano ou dois muitos deles vão perceber que foi a melhor chance que tiveram . Espero que não a deixem passar porque é uma das maiores da vida deles .
Fez questão de explicar que o seu papel não se cinge ao balneário . Os mais novos terão de ser muito melhores para contrariar a sua vontade de trabalhar ? Vão ter que trabalhar até o mister achar que deram mais do que eu . É uma concorrência leal que vão ter e sabem que não vou facilitar porque quero jogar , ajudar e marcar . Acima de tudo , quero ter sucesso e não acredito que algum deles queira mais do que eu . Se quiserem tanto como eu , vai ser espetacular .
Tem várias ligações a elementos da estrutura . Torna tudo mais especial ? Torna , torna tudo muito mais especial . Convivo diariamente com pessoas que sempre admirei , pessoas de sucesso que sabem aquilo que querem para o clube e eu faço parte desse projeto .
Há muitos jovens com talento a trabalhar na equipa B . Ficou impressionado nos treinos ? Fiquei impressionado principalmente pela qualidade e rapidez que eles têm . Nota-se que temos ali jogadores muito jovens , alguns são juniores de primeiro ano . Eu , em júnior de primeiro ano , nem sabia se ia ser jogador e eles já têm a oportunidade de jogar numa segunda liga em Portugal . Tento dizer-lhes que já estão acima do esperado e para aproveitarem .
Durante a paragem internacional , trabalhou com a equipa principal e discursou para os colegas . O quão importantes são momentos como esse ? Quando recebi a mensagem para ir treinar à equipa A no dia seguinte , o meu coração começou a bater mais forte . Ainda tenho o bichinho dentro de mim , é um motivo de grande orgulho . Ia ver pessoas com quem já tinha jogado , estava ansioso por isso e por ter uma oportunidade de mostrar ao mister Vítor que estou bem , quero ajudar e treinar bem , foi isso que quis passar . O discurso foi algo natural , não sabia que o mister me ia apresentar ao grupo , ele puxou por mim e as palavras saíram .
O carinho dos adeptos tem sido muito ? Muito mesmo . Estou habituado a ir com a minha mulher e os meus filhos ao centro comercial e as pessoas têm-me parado , até jovens que não me conheciam e passaram a saber o que eu fiz aqui . Não foi nada de mais , mas foi algo bonito . Noutro dia , passaram por mim no café e disseram “ que grande orgulho que és ”. Isso é espetacular .
Tendo estado nos dois lados , o de adepto e o de jogador , o que é preciso para cativar um portista ? É dar o máximo , jogar bem e ganhar . É um público muito exigente , não basta querer fazer bem as coisas , é mesmo preciso conseguir dentro de campo e dá muito trabalho .
Quando se olha ao espelho , a camisola ainda assenta da mesma forma ? Acho que ainda me fica melhor . Na massa gorda , o nutricionista disse que eu sou dos melhores . Quero ser o melhor , por isso a camisola fica perfeita .

“ Quero que sintam que o prazer e a oportunidade que estão a ter de poder representar este clube , mesmo sendo a equipa B , é algo que daqui a um ano ou dois muitos deles vão perceber que foi a melhor chance que tiveram .”

39