“ Foi um troféu importante pelos clubes que estavam envolvidos e pelo facto de o FC Porto já ter participado , mas não ter ganho .”
O GOLO DA MINHA VIDA
AGOSTO 2024 REVISTA DRAGÕES
Aloísio Alves , defesa central brasileiro de pés aveludados , ficará na história do FC Porto como o estrangeiro que mais vezes representou o clube e o único não português a superar a barreira dos 400 jogos ao longo das 11 épocas em que se fixou nas Antas , formando algumas das mais famosas duplas de centrais do FC Porto : primeiro com Fernando Couto , depois com José Carlos , mais tarde com Jorge Costa .
JOGOS NO FC PORTO 474 ESTREIA 7 de agosto de 1990 GOLOS NO FC PORTO 18 TÍTULOS ( 19 ) 7X LIGA PORTUGAL 5X TAÇA DE PORTUGAL 7X SUPERTAÇA OUTROS CLUBES INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE BARCELONA OUTROS TÍTULOS MEDALHA DE PRATA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE SEUL CAMPEÃO SUL-AMERICANO DE SUB-20 CAMPEÃO MUNDIAL DE SUB-20
Natural de Pelotas , no estado do Rio Grande do Sul , Aloísio foi vice-campeão olímpico pelo Brasil ao lado de lendas como Taffarel , Romário e Bebeto . Em 1998 , em Seul , o escrete , então orientado por Carlos Alberto Silva , treinador que o “ zagueiro ” reencontraria três anos mais tarde nas Antas , só foi batido na final pela União Soviética e depois de Romário ter colocado os canarinhos em vantagem . O central gaúcho , que participou integralmente no ciclo do pentacampeonato nacional com a camisola do FC Porto , também foi campeão sul-americano e mundial de Sub-20 .
“ Foi um troféu importante pelos clubes que estavam envolvidos e pelo facto de o FC Porto já ter participado , mas não ter ganho .”
Aloísio , que viu Pep Guardiola nascer para o futebol , foi o primeiro capitão negro do Barcelona . Aconteceu em fevereiro de 1989 , numa vitória do Barça sobre o Racing de Santander , no Camp Nou , e apanhou o defesa gaúcho de surpresa . “ É um facto marcante e tenho muito orgulho disso ”, contou o central à ESPN Brasil em fevereiro de 2020 : “ Foi um gesto de confiança e de carinho do Johan Cruijff , que me deixou muito emocionado ”. Aloísio , que no verão do ano seguinte acabaria por se transferir para o FC Porto só anos mais tarde saberia que tinha acabado de fazer história naquela noite , quando informado pelos jornalistas .
(*) versão revista e aumentada do texto originalmente publicado na edição de março de 2014
47