ENTREVISTA tira-nos o foco daquilo que podemos vencer no futuro .
Depois da Taça de Portugal , ser campeão nacional e fazer a dobradinha é o objetivo maior para o que resta da temporada ? Neste momento , é o grande objetivo . O mais próximo é a Taça Hugo dos Santos , mas queremos preparar-nos para conquistar o campeonato , pois esse é sempre o grande objetivo de qualquer equipa do clube .
Quão importante é vencer a fase regular da Liga e ter a vantagem casa nos Playoffs ? Na minha opinião , acho que a vantagem é grande . Num sistema de Playoffs , podermos ter o jogo da decisão de uma eliminatória em casa , perante os nossos adeptos , é sempre uma vantagem grande . É importantíssimo vencer todos os jogos que faltam na fase regular .
Pelo que já se viu esta época , tem sido difícil vencer um clássico fora de casa para todas as equipas … Esta época ainda não perdemos em casa , a não ser para a FIBA Europe Cup . O Dragão Arena é o sítio onde treinamos todos os dias , temos as nossas tabelas , as nossas bolas , o nosso ambiente . Nos jogos temos os nossos adeptos e não temos viagens para fazer , por isso creio que são só vantagens .
Coloca a Oliveirense no mesmo patamar de FC Porto , Benfica e Sporting na luta pelo título ? Temos que colocar . Os Playoffs são quase como uma Final 8 e todas as equipas estão mais coesas e mais ambiciosas nesta fase da temporada . A equipa que tiver maior resiliência nesses jogos vai ser campeã nacional . A Oliveirense já demonstrou que se pode bater com qualquer uma das outras equipas e também é um candidato ao título .
Do ponto de vista do treinador , jogar contra o Benfica e contra o Sporting é diferente ? São jogos diferentes porque são duas equipas que jogam de maneira diferente . O Sporting é mais agressivo , tem um jogo mais físico , com mais faltas , mais paragens , o que obriga a ter muita paciência . O Benfica é uma equipa com muito talento e muita experiência , muito serena nas decisões que toma , com poucas perdas de bola . Obriga-nos a estar muito concentrados e a ir sempre ao detalhe . São duas equipas que nos obrigam a preparar os jogos de maneira diferente .
E a Oliveirense ? Que tipo de dificuldades cria a Oliveirense ? A Oliveirense tem um aspeto importante : ninguém a obriga a ser campeã . Das quatro , é a equipa que tem menos pressão , mas sabemos que a ambição é a mesma . É uma equipa atlética , rápida e bem orientada , por isso vai criar dificuldades a qualquer adversário .
Olhando para trás , que sentimentos lhe desperta o percurso da equipa na FIBA Europe Cup ?
Sei que em
“ O Sporting é mais agressivo , tem um jogo mais físico , com mais faltas , mais paragens , o que obriga a ter muita paciência . O Benfica é uma equipa com muito talento e muita experiência , muito serena nas decisões que toma , com poucas perdas de bola .” termos de títulos não significa nada , mas aquilo que fizemos frente a adversários de grande nível deve deixar-nos esperançados em relação ao futuro . Creio que devemos estar orgulhosos pela forma como temos elevado o nome do FC Porto e o basquetebol nacional , o que deve levar a Federação a ter isso em consideração na calendarização .
Quão importante é essa experiência internacional para as competições internas ? Não tenho dúvida rigorosamente nenhuma de que é muito importante , sobretudo dado o nível dos atletas e das equipas que defrontamos todas as semanas . Isso torna-nos melhores e mais preparados .
O que significa para si a renovação do contrato por mais dois anos , até 2026 ? Se a minha vinda para aqui foi algo muito importante na minha vida , a renovação só acontece como o reconhecimento de alguma coisa ou porque acreditam no nosso trabalho . Toda a gente sabia que sou portista e que ia estar aqui de alma e coração , mas isto é também o reconhecimento do trabalho que tenho feito na modalidade e no clube . Estou muito satisfeito e muito orgulhoso com esta renovação .
Aumenta a responsabilidade para o futuro ou olha para a renovação como um prémio pelo trabalho ? É o reconhecimento do trabalho , mas aumenta claramente a responsabilidade , pois as pessoas estão a depositar muita confiança no nosso trabalho . É com essa determinação que vamos continuar a dar tudo pelo FC Porto .
Que mensagem é que o treinador da equipa de basquetebol do FC Porto gostaria de deixar aos adeptos a fechar esta entrevista ? Acima de tudo , uma mensagem de gratidão . Os nossos adeptos têm sido fantásticos e são cada vez mais no pavilhão . Sinto que acreditam muito na equipa e que se reveem naquilo que ela faz dentro do campo . A forma como temos representado o clube deixa-me muito orgulhoso e isso é fundamental para conseguirmos mais conquistas . Obrigado por todo o apoio , pois estas pessoas são fundamentais para o nosso clube .
18 REVISTA DRAGÕES ABRIL 2024