ARTUR JORGE
“ A chama de Viena estará para sempre acesa ! Até sempre Artur Jorge !”. Com duas tarjas exibidas no Estádio Cidade de Barcelos , por ocasião do Gil Vicente-FC Porto , o Colectivo 95 e os Super Dragões despediram-se de Artur Jorge .
Artur Jorge foi lembrado na bancada do Parque dos Príncipes , em Paris , por ocasião do PSG-Rennes , encontro da 23 .ª jornada da Ligue 1 disputado a 25 de fevereiro . “ Nunca te esqueceremos . Obrigado por tudo .” A mensagem foi escrita um conjunto de tarjas e num português perfeito . Enquanto treinador do PSG , Artur Jorge conquistou uma Ligue 1 , uma Taça de França e um Troféu dos Campeões ( prova equivalente a uma supertaça nacional ).
João Pinto
“ Foi uma pessoa que marcou o FC Porto , marcou-nos como jogadores porque ficou na história a primeira Taça dos Campeões Europeus , o primeiro título internacional que o FC Porto conquistou . Mas , para além do treinador , havia o homem . E como homem não há palavras para descrever a sinceridade , a generosidade que o Artur Jorge tinha para nós , jogadores . Representa muita coisa … foi o primeiro título internacional que o FC Porto conquistou , com uma equipa comandada por Artur Jorge . Não há palavras para descrever esse momento e tantos outros que passámos juntos . Nesta altura a única palavra que tenho a dizer é obrigado por tudo o que ele fez pelos jogadores e pelo clube .”
José Mourinho
“ É um treinador que pertence a todos nós . É a história do futebol português e é a história dos treinadores em Portugal . É , seguramente , o primeiro treinador em Portugal a ser culto , a interessar-se por cultura , por estudos . Terei sempre o mister como uma referência de grande respeito , um homem de grande classe , um ótimo jogador , mas um treinador de elite . É um dos treinadores mais marcantes da história do futebol português e é assim que o quero recordar .”
Paulo Futre “ Até sempre , Eterno Mister .”
Vítor Bruno
“ Partiu um Senhor do futebol português .”
Sérgio Conceição
“ É uma perda enorme , não só para o país , mas também para o futebol , para o desporto em geral e mais concretamente para o FC Porto . Houve muita ligação entre mim e o sr . Artur Jorge na minha primeira convocatória para a seleção nacional . Tive o azar de me magoar duas vezes e à terceira fui internacional nas Antas com ele . Estamos a falar de um treinador que está no top-3 de títulos , de jogos a comandar a equipa do FC Porto e é uma perda grande para todos . O que fica são as grandes memórias de um grande homem , um grandíssimo profissional e o primeiro treinador português a ganhar uma Liga dos Campeões . Gostava muito de pintura , tem uma obra fantástica , era um gentleman , alguém de um trato fantástico . Era uma pessoa muito tranquila , muito calma e foi uma inspiração para todos . Adorei trabalhar com ele na seleção nacional .”
Pedro Proença , presidente da Liga Portugal
“ Grande intelectual , pessoa com um perfil afável , humilde e discreto , foi igualmente o primeiro treinador português a conquistar uma Taça dos Campeões Europeus , ao serviço do FC Porto . Todos os amantes do futebol recordam com grande carinho essa conquista indiscutivelmente fundadora , no final dos anos 80 , do ressurgimento do futebol nacional nos grandes palcos internacionais .”
O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa apresentou “ as mais sentidas condolências ” num comunicado publicado no site da Presidência da República , ao longo do qual observou que Artur Jorge , condecorado com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito em 1989 ,
“ será sempre lembrado pelo seu percurso como treinador de futebol , nomeadamente , e entre outros títulos alcançados , pela conquista da
Taça dos Campeões Europeus em 1987 ”.
José Manuel Neves presidente da AF Porto
“ Perde-se uma figura incontornável do futebol português com uma carreira marcada por sucessos . O seu impacto não se limitou apenas aos resultados , mas estendeu-se à inspiração e orientação que proporcionou a tantos jogadores e sobretudo treinadores portugueses .”
Miguel Ribeiro presidente da Académica
“ Foi um futebolista que tivemos a felicidade de ver passar por Coimbra e que marcou um período de ouro da Académica , que ia conquistando um campeonato e uma Taça de Portugal e foi às competições europeias .”
O Real Madrid não ficou indiferente ao desaparecimento de Artur Jorge e transmitiu condolências através de um comunicado publicado no site oficial dos “ merengues ” em que recuperou o percurso do “ histórico jogador e treinador de futebol ” que “ em 1987 ganhou a Taça
27 REVISTA DRAGÕES MARÇO 2024