Dragões #448 Mar 2024 | Page 26

ARTUR JORGE

“ perda

Sobre a

” e a “ saudade ”

O primeiro treinador português a sagrar-se campeão europeu desapareceu , mas o legado de Artur Jorge será eterno . Eterno como a saudade de Jorge Nuno Pinto da Costa , Vítor Baía , João Pinto , Jaime Magalhães e de todos os que estiveram na Basílica da Estrela , em Lisboa , para se despedirem do técnico responsável pela conquista do primeiro troféu internacional do FC Porto . Visivelmente emocionado , o presidente portista recordou “ um parceiro ” e “ um amigo ” com quem viveu “ momentos de grande glória no clube ”. O antigo guarda-redes , por sua vez , falou de “ alguém que deixa muita saudade ” e que “ era como um pai para todos ” os atletas . Já o capitão de Viena destacou “ o homem para além do treinador ” antes de lhe agradecer “ por tudo o que fez pelos jogadores e pelo clube ”. Por fim , Jaime Magalhães reforçou o desejo de “ fazer com que as pessoas não se esqueçam do nome de Artur Jorge ”.
Jorge Nuno Pinto da Costa
“ Foi um parceiro , foi um amigo , vivemos momentos de grande glória no clube e , portanto , é uma perda terrível e uma saudade enorme .”
Vítor Baía
“ Era uma pessoa extremamente culta , generosa , muito importante na minha carreira . Foi o treinador que apostou verdadeiramente em mim , quando eu tinha 18 anos , e está imortalizado . Teve uma carreira extraordinária , foi um dos maiores treinadores portugueses de sempre e é alguém que deixa muita saudade . Após José Maria Pedroto , a escolha de Artur Jorge foi a cereja no topo do bolo para dar início à hegemonia do FC Porto . Recordo as conversas que tivemos antes de ele apostar em mim , com 18 aninhos . Imaginem a pressão que é para um miúdo … Ele deixou-me à vontade e tranquilizou-me . Se acontecesse algo de menos bom , eu estaria lá no jogo seguinte . Deu-me muita força . Foi o primeiro treinador português de grande sucesso nacional e internacional , conquistou uma Taça dos Campeões Europeus , que é algo incrível , e deixa um legado muito importante . Muitos dos atuais treinadores inspiraram-se no senhor Artur Jorge para construírem carreiras de elite .”
Jaime Magalhães
“ Convivemos durante longos anos , tivemos grandes alegrias e o Artur Jorge é um homem muito respeitado . Chegou depois do senhor Pedroto , toda a gente o respeitou e tornou-se mais fácil trabalhar com ele no FC Porto depois da conquista da Taça dos Campeões . Gostaria de fazer com que as pessoas não se esqueçam do nome de Artur Jorge , que será eterno .”
Fernando Gomes , presidente da FPF
“ Grande intelectual , pessoa com um perfil afável , humilde e discreto , foi igualmente o primeiro treinador português a conquistar uma Taça dos Campeões Europeus , ao serviço do FC Porto . Todos os amantes do futebol recordam com grande carinho essa conquista indiscutivelmente fundadora , no final dos anos 80 , do ressurgimento do futebol nacional nos grandes palcos internacionais .”
26 REVISTA DRAGÕES MARÇO 2024