VANTAGENS
- Além da perda de perda de peso, observa-se como vantagens melhora na saúde metabólica, reduzindo a inflamação sistêmica, o risco de doenças crônicas, como aterosclerose, diabetes e câncer.
- Aumenta a sensibilidade à insulina, servindo para tratamento do diabetes e dislipidemia. (indispensável acompanhamento profissional)
- A perda de peso é rápida
DESVANTAGENS
- Não possui uma dieta padrão, dificultando os estudos
- Costuma causar nos pacientes fome em excesso, dor de cabeça, falta de concentração, falta de energia, mau humor, e sensação de frio. Caso este jejum seja realizado diminuindo o número de refeições, mas não a ingestão calórica, aumenta-se o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, aumento de colesterol total e LDL.
- Pesquisas recentes apontam que um jejum prolongado por cerca de 2 dias, provocam uma desregulação hormonal da sensação de fome e saciedade
- Essa dieta não causa uma perda acentuada de massa muscular, porém, em atletas devido a grande demanda energética, ela pode provocar diminuição do rendimento, e aumento da fadiga, além de os riscos citados anteriormente se acentuarem.
- A dieta em questão também causa mal hálito, por conta da produção de corpos cetônicos
VANTAGENS