Dental Star - Ultradent 2016 | Page 33

Controle Tecidual
31

Controle Tecidual

Técnica de inserção do fio pré-operatória
Técnica de Duplo fio
Para garantir que haja retenção do fio durante o preparo, utilize um fio grande o suficiente, e que possa ser comprimido firmemente no sulco.
Os desafios mais comuns para obter uma moldagem de qualidade são conseguir um afastamento gengival adequado e controle de fluidos. Tente a ténica de retração de duplo fio em conjunto com agentes hemostáticos efetivos para assegurar as duas coisas.
1. PRÉ-INSERÇÃO Abra os contatos proximais e coloque o fio entrelaçado Ultrapak embebido em ViscoStat. Como o Ultrapak se comprime quando condensado, utilize um fio que pareça ser um pouco maior do que o sulco. A fina espátula Ultrapak rapidamente posiciona o fio. A concepção exclusiva de fios tricotados do fio entrelaçado facilita o posicionamento e a fixação.
2. PREPARO Estenda a margem subgengivalmente, realizando um corte parcial no fio entrelaçado. Este fio tem a catacterística exclusiva de não se enrolar na broca diamantada. Remova o que restou do fio com um aplicador de hidróxido de cálcio( com ponta romba). O sangramento é mínimo. Uma pequena quantia de dente não preparado acima da inserção gengival é preservada para a demarcação da moldagem.
1. PRIMEIRO FIO Assim que a hemostasia for obtida, cuidadosamente coloque um fio único— como o Ultrapak # 00— tão fundo quanto possível no sulco. Utilize as espátulas Fischer Ultrapak Packers para inserção eficiente e apropriada do fio.
2. SEGUNDO FIO Condense o segundo fio, mais espesso, umedecido em solução hemostática para expansão lateral dos tecidos.
3. LAVEGEM / SECAGEM Lave toda a área e seque gentilmente.
3. HEMOSTASIA E MOLDAGEM Esfregue a ponta Dento-Infusor contra os tecidos sangrantes na medida em em que a solução é aplicada vagarosamente. Lave com um forte jato de e ar / água para limpar e verifique a hemostasia completa. Caso ocorra sangramento, repita os passos. Caso seja necessária uma maior retração gengival, condense o fio com um tamanho apropriado novamente. Seque com ar e realize a moldagem.
Hemostasia Completa para moldagens digitais
1. HEMOSTASIA Hemostasia completa é essencial, mesmo na tomada de moldagens digitais, para o correto assentamento e adaptação marginal de qualquer restauração.
2. LIMPEZA DE CAMPO Depois que a hemostasia for obtida e o tecido for afastado, o preparo está pronto para a moldagem digital. www. ultradent. com. br

31