DBR Volume 0 - Design-Based Research | Page 7

Ao integrar os diversos atores, procura desenvolver relações de conexão, interessantes a todos, motivando na procura de soluções e promovendo assim uma aprendizagem mais efetiva.

A metodologia desenvolve assim, ações flexíveis de intervenção que servem para um repositório de investigações futuras. A criação de grupos ou comunidades de pesquisa, permitem centrar as suas ações no aluno valorizando o contexto de sua aprendizagem, sua história, seus conhecimentos prévios e no processo de colaboração em grupo. Não necessáriamente sempre inovadora, a DBR promove uma forma mais holistica de pensar e aprender.

Quisemos também apresentar neste trabalho, para além da abordagem DBR como metodologia de investigação outra abordagem , PBL ou DBL.

Project- Based Learning ou Design-Based Learning é uma definição para a metodologia de projetos em sala de aula ou em contextos reais de aprendizagem.

Uma forma de trabalhar conceitos de Aprendizagem Cognitiva e Projetos experimentais defendidos por Brown & Collins e Brown & Campione, referidos por Han & Bhattacharya (2001). O PBL tem sido aplicado em muitas experiências educacionais por direcionar as atividades dos alunos em forma de projetos. Projetos esses com as mesmas intenções de um Design-Based Research, em que a investigação acontece em espaços reais de ensino e aprendizagem através de atividades que são ajustadas passo a passo, em constante avaliação e redesign ao longo de sua implementação.