Date a Home Magazine | Mai / Jun 2014 | Page 118

REGIÕES | Arrendar Averio Com Paixão | Lugares Preciosos

Preenchimento da alma através de uma sensação de liberdade.

Amor pela Natureza.

Alegria por pertencer a este mundo maravilhoso.

ntre a ria e o mar, num cenário ab-solutamente maravilhoso encontra-mos algo genuíno e reconfortante. Numa mescla de cores e aromas, na Reserva Natural de São Jacinto a natureza é a rainha e a mãe de todos os sons. O silêncio é obrigatório para quem ali passa e pretende contemp-lar lugar tão puro e límpido. Os cui-dados são muitos, as proibições são restritas e severas, tudo para acolher uma imensa variedade de espécies de animais e vegetais de natureza marítima e terrestre.

Garças, mergulhões, andorinha-do-mar-comum ou patos-reais são al-gumas das espécies de aves rapida-mente observáveis na reserva, onde também podemos encontrar deter-minados mamíferos, como a raposa e a geneta. A vegetação é igualmente farta com uma enorme panóplia de espécies emergentes nas dunas e na floresta. Um dos pontos de interesse é a “pateira”, que constituindo uma lagoa artificial, serve de refúgio a um número considerável de patos selva-gens durante o outono e o inverno, mas é na primavera que este local poderá ser sentido com esplendor.

DUNAS DE

SÃO JACINTO

UM SANTUÁRIO NATURAL

A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto destina-se à proteção de variados habitats, flora e fauna selvagens. Apresenta cerca de 700 hectares e é limitada a poente pelo Oceano Atlântico e a nascente por um dos braços da nossa tão querida Ria de Aveiro.

TEXTO de joana portela | FOTO de PADLOCK (ARQUIVO)

Quais as SENSAÇÕES?

Aveiro

118

E