Da Concepção à Aplicação - Relatos sobre Produtos Educacionais do PPGCIMES-UFPA | Page 26

26

SEÇÃO 1 - LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

minha pesquisa de mestrado se entrelaça com minhas próprias trajetórias acadêmica e , principalmente , profissional , como mencionado a seguir .
Há cerca de dez anos atuo como gestora de professores de língua inglesa , portanto , tenho acompanhado muitos docentes , bem como observado suas aulas com o intuito de ajudá-los a desenvolver pontos que julgo , dentro de minha prática , importantes de sofrerem intervenção , como , por exemplo , a habilidade oral . Nessa direção , minha motivação pessoal foi direcionada para os discentes ( professores em formação inicial ) do curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa da UFPA , especificamente , com os alunos da disciplina Língua Inglesa II , a fim de entender suas produções orais , como alunos iniciantes no Curso . Além disso , minha motivação também me levou a propor atividades de acordo com a abordagem comunicativa para o desenvolvimento da habilidade oral destes alunos com o uso da ferramenta VoiceThread ( VT ), onde as atividades do produto são dispostas e disponibilizadas .
No que se refere ao referencial teórico , o produto baseia-se nos conceitos que permeiam o processo de ensino e aprendizagem em língua estrangeira ( Ellis , 1998 ; Almeida Filho , 1998 ; Miccoli , 2011 ; entre outros ), nas teorias de aquisição de linguagem ( Chomsky , 2006 ; Vygotsky , 2007 ; Mizukami , 2013 ; entre outros ), na abordagem comunicativa ( Nunan , 1989 ; Brown , 2001 ; Leffa , 2016 ; entre outros ), na produção oral em inglês ( Dörnyei ; Scott , 1997 ; Hedge , 2001 ; Goh ; Burns , 2012 ; entre outros ), nas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem ( Kenski , 2007 ; Braga , 2013 ; Mcquiggan , 2015 ; entre outros ) e , finalmente , no uso da ferramenta VoiceThread ( Bush ; Mott , 2009 ; Fadini , 2014 ; Adell ; Castañeda , 2012 ; entre outros ).
DESDOBRAMENTOS DE USO DO PRODUTO EDUCACIONAL : DA CONCEPÇÃO AOS DIAS ATUAIS
O O . S . D . A . inicialmente foi pensado para ser feito de forma analógica , como um apanhado de regras para criação de situações comunicacionais mais equiparado a um jogo de tabuleiro , que o professor pudesse usar sempre que necessário e que fizesse sentido em suas aulas . Entretanto , ao longo que a pesquisa foi crescendo , leituras foram sendo feitas e , principalmente , após termos entrado no contexto da pandemia do Coronavírus ( COVID-19 ), mudamos a forma de pensar no produto e decidimos transformá-lo em digital , usando uma plataforma que viabilizasse de forma natural a conversação entre os alunos e , seguindo esse direcionamento , escolhemos a plataforma VoiceThread , que é interativa o suficiente a ponto de os alunos interagirem com a atividade proposta e entre si , com suas gravações e as gravações dos colegas de sala .

26

O . S . D . A . ASSISTENTE DE DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE ORAL