115
SEÇÃO 5 - APOIO A DISCIPLINAS DIVERSAS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A disciplina de Química na escola é um componente importante para que o estudante desenvolva uma visão crítica dos fenômenos naturais e dos processos industriais , em que a Química se faz presente , além de competências que o permitam auxiliar na resolução de problemas sociais , a partir da análise e compreensão do conhecimento construído em sala de aula . Embora esse conhecimento seja necessário para a formação do cidadão , a disciplina de Química é quase sempre vista com pouco entusiasmo pelos estudantes da Educação Básica .
A partir da própria vivência dos participantes da oficina no papel de estudantes e dos conhecimentos compartilhados , evidenciamos indícios do potencial da oficina para colaborar com a prática docente futura do professor de Química , em buscarem por estratégias e / ou abordagens que possam potencializar o processo de ensinoaprendizagem dos estudantes da Educação Básica . Foi importante fazer com que os futuros professores percebessem o quanto é possível tornar a aprendizagem mais prazerosa e com sentido para os estudantes , desde que o façam com uma intencionalidade pedagógica e que estejam abertos a se tornarem facilitadores e mediadores do conhecimento , de forma a tornar as aulas de Química mais atrativas , podendo ser vistas com mais entusiasmo pelos discentes .
Desse modo , propor novas estratégias de ensino e aprendizagem , podem contribuir para amenizar as dificuldades observadas na pesquisa . Nesse contexto , as atividades mão na massa incentivam a criatividade dentro de sala de aula por meio da exploração de materiais diversificados e da construção de protótipos e artefatos em grupos .
REFERÊNCIAS
ALMEIDA , A . de O .; SATURNINO , G . A .; RADNAI , E . P . S .; ASSUNÇÃO , J . C . de C . Mão na massa : Fortalecimento do vínculo entre a química e alunos do ensino médio . Brazilian Journal of Development , v . 6 , n . 4 , p . 21519-21528 , 2020 .
FAINHOLC , B . Diccionario Práctico de Tecnología Educativa . Buenos Aires : Alfagrama , 2009 .
GUIMARÃES , C . C . Experimentação no ensino de química : caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa . Química Nova na Escola , v . 31 , n . 3 , p . 198 – 202 , 2009 .
LIMA , J . P . F .; SILVA , E . K . S .; FIGUEIREDO , L . V . “ Batizando os hidrocarbonetos ” jogo lúdico no processo de ensino-aprendizagem de química . Revista de Pesquisa Interdisciplinar , v . 2 , n . 2.0 , 2019 .
PAVIANI , N . M . S . Oficinas pedagógicas : relato de uma experiência . CONJECTURA :
QUIMICANDO : OFICINA KIT ENCAIXE
115