A Maternidade
Ao longo de todo o século XIX, o declínio demográfico e a mortalidade infantil mantiveram-se elevados em França. A representação da criança, assim como a da mãe de família, tornou-se por isso central.
As obras que compõem este núcleo, da autoria de, para a criação destas cenas de ternura, os escultores deste núcleo Dalou, Carpeaux e Dubois observaram as suas próprias famílias, encontrando os seus primeiros modelos nas mulheres e nos filhos.
Figuras entrelaçadas
Qualquer escultura formada por mais do que uma figura constitui um grupo. Estas figuras podem estar lado a lado, distantes, ou a tocar-se, criando diferentes ligações entre os modelos representados e podem representar relações distintas: a relação do casal ou a relação familiar. Rodin foi um dos escultores que trabalhou sobre este tema
A Figura de pé
Neste núcleo da exposição, retomamos um dos temas primitivos da arte: a figura de pé, parada ou em movimento. Esta é mais frequentemente masculina do que feminina, contudo, as duas coleções apresentam exemplos que não são exclusivamente masculinos.
A influência do classicismo na escultura francesa é visível até ao final do século XIX. Apolo de Houdon é um claro exemplo de inspiração clássica, na pose, no tema e no estilo.
Rodin também trabalhou o tema da figura de pé, embora tenha procurado referentes clássicos, o escultor conferiu à estátua um elevado grau de realismo, em contraste com o ideal clássico.
31