Como surgiu a ideia de criarem um ateliê aberto?
O fim de semana dos ateliês abertos é um evento que já acontece em Lisboa há alguns anos. No entanto, normalmente é só realizado por artista já com algum destaque ou pelo menos que já não é estudante. Mas a pouco e pouco este começou a ser também uma prática dos estudantes de belas-artes, que tal como nós têm espaços específicos para criar e desenvolverem os seus projetos. Ou seja, a nossa ideia muito pouco tem de original (entre risos).
Quais eram os principais objetivos do ateliê aberto?
Quando decidimos participar no fim de semana dos ateliês abertos não tínhamos uma motivação propriamente. Queríamos acima de tudo dar a conhecer o que fazemos no nosso dia-a-dia àqueles que nos são próximos e fazer tudo isto num ambiente informal e descontraído, por isso mesmo convidámos os Celso e o DJ Set rapaz/rapariga e também trouxemos alguns comes e bebes. Muitas vezes os nosso amigos e familiares sabem e conhecem o que fazemos no nosso curso, mas acabam por não ver com os seus próprios olhos no que consistem os nosso trabalhos.
No entanto, isto que não significa que não quiséssemos receber outras pessoas, todos aqueles interessados em arte, que estivessem a passar na rua e ouvissem, turistas, etc. são bem-vindos.
Há algum tema específico em que os trabalhos apresentados fossem baseados?
Os projetos na sua maioria são/foram projetos que realizámos para a faculdade. Alguns foram desenhados para uma avaliação que tinha como tema o “Tempo”, mas muitos deles não têm um tema em específico, simplesmente foram feitos de acordo com uma determinada técnica e/ou tamanho que nos foi imposto pela avaliação.
18