Nesse trecho, percebemos que o objetivo do trabalho do professor 89 é o de se estudar a estrutura dos enunciados como frutos de uma situação de comunicação, já que a comunicação acontece sempre através de textos e isso corresponde, então, a desenvolver a capacidade dos alunos de produzir e compreender textos nas mais diversas situações de comunicação.
Ao dizer que vai ensinar a língua(....) utilizando é... os elementos gramaticais como ancoragem para essa compreensão e produção do texto, o professor revela seu posicionamento epistemológico quanto ao ensino da gramática.
Ao mesmo tempo, ele também mostra um limite em seus saberes quando afirma“(...) a gente vai fazer uma experiência(...),(...) porque eu não tenho assim muita experiência de sala de aula, principalmente com aluno que não é do curso de Letras, que é o caso”.
Em se tratando dessa questão, o professor afirma no questionário que“ o texto é a unidade de ensino na minha aula de PLE. Metodologicamente, parto do texto para trabalhar os aspectos gramaticais e discursos que necessito trabalhar”.
Observamos também que o professor se ancora em seu conhecimento teórico, ao retomar a explicação de como os elementos gramaticais estudados funcionam dentro do texto.
É assim que se constrói essa + essa + o que eu tou chamando cadeia anafórica + né? Certo? Vocês tão entendendo? Eu tou utilizando termos da linguística + né? Mas + eu acho que com os exemplos que eu vou dando + dá pra vocês né + entenderem aí ++ É assim que se constrói essa + essa + o que eu tou chamando cadeia anafórica + né? Certo? Vocês tão entendendo? Eu tou utilizando termos da linguística + né? Mas + eu acho que com os exemplos que eu vou dando + dá pra vocês né + entenderem aí ++( SOUSA, 2013)
A sua tentativa de instruir, por não encontrar outros meios, acontece através de seu próprio entendimento científico da língua e de como esses elementos se comportam na construção de um texto. Diz que:
É:: trabalho muito com formação de professores + mas de Língua Portuguesa que é outra /.../ você consegue utilizar a metalinguagem né e com aluno normal você não consegue utilizar a metalinguagem ++
89
O discurso analisado por Sousa em sua dissertação de mestrado pertence a dois professores que ela nomeia de X e Y. Os trechos de discursos que analisamos aqui pertencem ao professor Y.
332