Conexão Varejo Março/Abril 2022 | Page 7

A nossa segurança passa a ser prioridade , o nosso tempo livre passa a ter mais valor , o tempo com as pessoas que a gente ama passa a ter destaque especial .
O século XXI é marcado por pequenas revoluções diárias . A cada momento , uma nova ferramenta surge para transformar algum aspecto das nossas vidas . Na mesma velocidade , valores são revistos , ídolos cancelados , marcas reavaliadas . A nova geração tem acesso fácil à informação , padrões éticos claros e alto grau de exigência . “ Até 2030 , mais de 50 % dos consumidores serão da Geração Z e Alpha . Isso quer dizer muito sobre o quanto a facilidade com o digital será demandada por estes consumidores ”, alerta Elifas de Vargas , especialista em Marketing Digital e Varejo . E a influência deles , inclusive no varejo , já começou . Foi ampliada pela pandemia , quando puderam participar das decisões de compra da família .
As mudanças causadas pelo período de isolamento , aliás , não foram poucas . Estratégias em discussão tiveram que ser adotadas de imediato . Mas se por um lado as novas circunstâncias exigiram o on-line – de forma eficiente e atrativa –, por outro , evidenciaram a importância do humano , da necessidade de conexão , do sentimento de pertencimento e da responsabilidade ecológica e social .

A nossa segurança passa a ser prioridade , o nosso tempo livre passa a ter mais valor , o tempo com as pessoas que a gente ama passa a ter destaque especial .

Fabiano Zortéa
O consumidor de hoje Há então dois fatores que convergem para um mundo obrigatoriamente mais conectado . “ Nesse período nós vivemos de forma diferente e nos demos conta de coisas que são importantes . A nossa segurança passa a ser prioridade , o nosso tempo livre passa a ter mais valor , o tempo com as pessoas que a gente ama passa a ter destaque especial . Se deslocar no trânsito diariamente perde um pouco do sentido e a liberdade geográfica ganha destaque . Esses traços de comportamento permanecerão após a pandemia . E o varejo é impactado diretamente ”, reflete o especialista em Varejo de Consumo e Coordenador de Varejo no Sebrae , Fabiano Zortéa .
Outro aspecto é a sociedade em construção pelas novas gerações . “ Elas vão crescer nos próximos anos . É para essas pessoas que as marcas precisam pensar as suas estratégias de vendas : os consumidores de agora , os influenciadores de agora e , sem dúvida , os consumidores do futuro . Entender como essas pessoas se comportam é fundamental para um líder de varejo . É muito importante a transparência . As pessoas não perdoam promessas não cumpridas e estão atentas . Têm consciência sobre o planeta e a sociedade . E estão dispostas a pagar um pouco mais para comprar de marcas que fazem ações pelo bem do planeta e da