Conexão Varejo Março/Abril 2022 | Page 16

“ Inclusão é um caminho sem volta e uma obrigação , pois as empresas são constituídas por pessoas .”
16 < na prática conexão varejo • março / abril / 22

ESPELHO DO MUNDO

Mais que um tema atual , a diversidade é uma qualidade e deve ser exaltada em todo e qualquer ambiente .
O mundo está acordando para a necessidade do respeito às diferenças . E quer ver esse valor refletido nos lugares que frequenta e nas marcas que consome . Analisa de Medeiros Brum , CEO da agência Happy House e especialista em endomarketing e employer branding , atende grandes corporações e relata que muitas já discutem o tema , mas somente algumas saíram para a ação . “ Ambos os estados são importantes , pois o discurso forma opinião e leva à prática .” Ela esclarece que a demanda de campanhas sobre diversidade e inclusão é constante , e que só isso já denota progresso .
Para ela , inclusão é um caminho sem volta e uma obrigação , pois as empresas são constituídas por pessoas . Analisa salienta que , no setor de varejo , não se adequar a essa realidade pode fazer a lucratividade cair . Portanto , a preocupação deve estar para além de tratamentos desiguais , mas focada também nas campanhas de marketing e até na hora de pensar detalhadamente o que colocar em uma vitrine , por exemplo .
O esforço de uma empresa de varejo de se mostrar como marca inclusiva é fundamental , afirma Analisa . Segundo a profissional , o discurso-padrão – “ Aqui na nossa empresa todos são iguais ” – deve ser abolido , pois as pessoas querem ser reconhecidas nas suas particularidades .

“ Inclusão é um caminho sem volta e uma obrigação , pois as empresas são constituídas por pessoas .”

Analisa de Medeiros Brum , CEO da Agência Happy House