12 < digital conexão varejo • março / abril / 22
VIRTUAL + REAL Muito mais que um jogo , o Metaverso recria experiências cotidianas no ambiente digital .
O virtual e o real estão cada vez mais próximos , e o Metaverso é mais um passo nessa fusão . Gabriela Ferreira , professora universitária e consultora em Inovação e Tendências para a Economia de Impacto , resume de forma simples o que é essa tecnologia : “ Uma espécie de plataforma , um mundo paralelo que repete o mundo físico — reproduzindo pessoas , objetos e processos — em um espaço virtual . No Metaverso , se pode ter vantagens do digital com a sensação de concretude do físico , com o auxílio de um conjunto de tecnologias , como realidade aumentada , inteligência artificial e blockchain
( recurso que registra transações em moeda virtual ), capazes de proporcionar experiências imersivas reais , embora virtuais ”, explica .
Conforme Nicolas Skowronsky , sócio e Head de Estratégia da Agência Global , com o Metaverso são criados não apenas um , mas vários universos , convergentes ou não , que permitem às pessoas aprofundarem suas relações . “ Trata-se de uma camada imersiva e tridimensional , que simula e cria experiências e situações mais autênticas e naturais , semelhantes às que acontecem no nosso dia a dia .”
” E a minha loja , como fica ?”
Embora os grandes players estejam investindo nesse recurso , ambos os especialistas acreditam que é preciso ir com calma . “ É fundamental avaliar se a minha loja ou se a minha presença no Metaverso vai entregar uma experiência melhor do que a proporcionada ao cliente na loja física ”, afirma Skowronsky . Ele ressalta , ainda , que se trata de uma tecnologia ainda cara e que , antes de mais nada , precisa fazer sentido para o consumidor . Para Gabriela , o pequeno e o médio varejista , para serem fortes no Metaverso , deverão se unir . “ Penso que esses varejos devem buscar auxílio de entidades como o Sindilojas POA , por exemplo , que certamente promoverá o trabalho conjunto e viabilizará a participação das empresas nesse universo ”, sugere Gabriela Ferreira .