A intenção será continuarmos a incentivar a expressão criativa das crianças de todas as formas, permitindo uma visão critica da realidade e permitindo que interajam com ela e sobre ela.
Também por este motivo torna-se imprescindível enaltecer o esforço e a coragem dos participantes, que, contra todas as expectativas, decidiram mesmo assim concorrer. Outros houve que poderiam ter concorrido, mas não tiveram o brio suficiente para levar a bom termo essa intenção.
Nesta publicação foram incluídas todas as obras entregues para o concurso, tanto da secção do pré-escolar, bem como do 1.º e 2.º ciclos. Não quisemos atribuir juízos de valor que impedissem que a ingenuidade das crianças na sua visão do mundo fosse cerceada. Desta forma incluímos algumas fotos tiradas por crianças muito pequenas e que traduzem a sua visão do mundo: o mundo imaginário.
Quero também deixar aqui um agradecimento a todos os que ajudaram e incentivaram as crianças para que esta actividade fosse um sucesso, especialmente ao professor Pedro que foi uma peça importante na execução de todo o projecto.
Alfragide, 24 de julho de 2013