R: Um docente tem a missão de ser docente 24h por dia, todos os dias da semana. Não é possível separar as coisas. Quando falamos em atividades desenvolvidas, entendo que o docente precisa ter um comportamento profissional condizente com a formação que ele quer dar ao seu aluno, baseada em respeito, oportunidades educativas e justiça de avaliação. O desafio do docente é conseguir fazer todas suas tarefas sem que isso lhe seja um fardo. O prazer de ser professor deve ser superior aos problemas advindos desta tarefa. Assim, dar aulas, orientar o aluno para ser um cidadão honesto e correto, além de ser um profissional feliz, independe de horas em sala de aula ou de número de publicações( indicadores de qualidade no meio acadêmico).
5. O senhor teve alguma preparação / formação para atuar na Coordenação de Curso? R: Toda preparação anterior à coordenação foi feita por interesse e dedicação próprias. Uma vez na coordenação, a Instituição privada oferece e cobra treinamento. A Instituição pública não demonstra valorizar este ponto. Minha formação acadêmica inclui uma especialização em Gestão e Marketing no esporte. Quando trabalhava na Rede Salesiana de Escolas fiz parte do grupo treinado pela Rede mundial das Instituições Salesianas para gestão Universitária. Na área de avaliação Institucional, creio que o treinamento do INEP para avaliação de IES e de Cursos seja outro grande aprendizado.
6. Quais os principais desafios na Coordenação Acadêmica de Curso ou em outros cargos de gestão? R: A expressão“ criticar sem ofender e elogiar sem bajular” parece ser oportuna. O gestor precisa fazer com que cada um dê o máximo que pode pelo curso, programa e que o faça co prazer e felicidade. 8. Diante de tantas tarefas além das que já são próprias do exercício da função docente, quais dificuldades percebe nas atividades de gestão acadêmica? A atuação política dentro dos diversos ambientes do curso para garantir o seu bom funcionamento. O gestor funciona como um amortecedor, sendo um intermediário entre os as necessidades e expectativas da comunidade acadêmica.
Metodologia do Ensino Superior com TIC