COMPETÊNCIAS DOCENTES COMPETÊNCIAS DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO | Page 22

Vinculação com IES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO( UFPE) Meio de comunicação E-mail: brenofontes @ gmail. com
A rotina do exercício docente no Ensino Superior é bem peculiar, sobretudo, se formos diferir os tipos de IES, nesse caso seja ela Faculdade, Centro Universitário ou ainda Universidades Federais. Dentro de minha formação e, como aluna do mestrado em Educação pelo PPGE – UFAL, em meio à disciplina Metodologia do Ensino Superior com TIC, emergiu a partir do instrumento entrevista, buscar docentes em atividade para maior esclarecimento e retirada de dúvidas acerca das demandas de atividades relacionando a Orientações e Supervisões de Estudantes, assim, conto com sua colaboração para ampliar meus saberes e aprendizagem! Vamos lá?
1. Quanto teve seu primeiro orientando, recebeu alguma formação da Coordenação do Curso ou da instituição? R: Não, na verdade falar sobre formação e a atribuição docente do campus na condição de orientador é bem complexa. Identifico que todos os professores têm autonomia, que considero questionável, para organizar os perfis de orientação e características do grupo, contudo, em meio às questões sociais, por exemplo, preocupo-me com o isolamento dos grupos e decisões individualizadas. Penso que se é Programa de Pós- Graduação então que sejam feitas plenárias para as discussões e decisões coletivas.
2. No que se baseia para desenvolver a orientação de estudantes? R: Volto a refletir acerca do primeiro questionamento, desenvolver orientação aqui no campus é poder apresentar ao estudante total aparato do domínio intelectual, diálogo, reflexão e ainda experimentação das problemáticas pesquisadas, não obstante, ratifico que, essa realidade anda sim não são oriundas de um perfil coletivo, mas de decisões e características politizadas ou ainda da briga dos poderes representadas nos grupos.
3. Qual sua experiência de orientação de TCC, monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado? R: Dedico-me à orientação de 1998 até os dias presentes, conforme você pode ver no eu currículo lattes.
Metodologia do Ensino Superior com TIC