seletivo . Como seria em uma sala de aula regular , com 30 estudantes . Atente-se aqui que para conseguir esta extrapolação é necessário o avaliador tem uma bagagem razoável , mas muita sensibilidade também ... e , confesso , tenho vários colegas com boa experiência técnica , de mais de 30 anos de atividade docente , que não conseguem fazer esta extrapolação . A sensibilidade do avaliador para com os filigranas do candidato é fundamental para uma boa seleção . Procuro estar sempre atento aos pequenos detalhes .
5 . Qual a importância pessoal e / ou profissional da participação do docente universitário em bancas de concursos públicos ? Resposta : Entendo que a participação da banca é parte integrante e obrigatória da atividade docente . Em suma , é uma atividade avaliativa . Cabe ao docente avaliar , nos mais diversos níveis em que ele pode prestar seus serviços . Eu particularmente gosto bastante de participar de bancas , tanto pela oportunidade de conhecer melhor os candidatos que eventualmente serão nossos colegas de trabalho , mas também por ter a sensação de que estou contribuindo para o posicionamento de um cidadão sério que passará a dar sua contribuição à população e ao país na condição de servidor público - isto quando há aprovados . Por vezes temos que amargar a posição de examinadores frustrados com a inexistência de aprovados , ou com candidatos que entendemos que não poderão dar a contribuição que se espera daquela carreira pleiteada .
OBS : Se possível , gostaria de receber o retorno das discussões que forem feitas sobre estes comentários . Certamente serão considerados , seja para ratificar ou rever minha opinião .
# O entrevistado é Professor Titular do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas .
Metodologia do Ensino Superior com TIC