Pensando na recepção dos calouros no próximo semestre, a Universidade Federal do Tocantins olha com mais carinho para a acessibilidade do campus para os alunos com deficiência. E com o objetivo de discutir esta questão nos sete campus, foi montada em abril desse ano, uma Comissão de Acessibilidade.
E para falar um pouco sobre como será o próximo semestre para os alunos com deficiência, conversamos com a coordenadora da assistência estudantil do campus Palmas, Ana Clara, sobre o que está sendo debatido para que os alunos sejam melhor recebidos. “Nós ainda vamos sentar com a comissão, ver quais alunos vamos receber e se receberemos algum aluno com necessitam de uma ajuda especial para ver como melhor o atenderemos. Mas com certeza, teremos toda a estrutura necessária para que o aluno tenha uma boa estadia na UFT”.
Perguntada também quais são os aparelhos que a Universidade possui para que o aluno tenha o melhor auxílio para o estudo, Ana Clara respondeu “A UFT, e digo principalmente a do campus Palmas, tem em seu ambiente impressora que imprimi em braile, temos interpretes, caso tenhamos alunos surdos conosco, aparelhos diversos que os deficientes visuais poderão usar e entre outras coisas. Então nós da universidade vamos procurar receber da melhor forma seja quem for”
A UFT também começou mudanças principalmente em sua estrutura, colocando piso tátil por muitos pontos da Universidade. Além disso, existe o apoio psicológico, para acompanhar o aluno nesta jornada e o ajudar a enfrentar melhor os problemas na vida pessoal e acadêmica.
UFT se prepara para recepcionar calouros com necessidades especiais
Bruna Cardoso
05
fonte: DICOM - UFT