COE SENAI 1AM 1 | Page 7

LINGUAGEM POPULAR OU COLOQUIAL

É a fala fluente do povo, sendo o mais comum mostra-se rebelde à norma gramatical, além se ser carregada dos chamados vícios de linguagem (erros de regência e concordância, de pronúncia, grafia e flexão, e outros). Também se caracteriza pelas expressões vulgares e gírias, além de ser a fala que mais está presente no dia a dia das pessoas.

LINGUAGEM CULTA OU PADRÃO

É ensinada nas escolas e usada quando se obedecem as normas gramaticais, porém, é mais comum aparecer na língua escrita e literária. Também é artificial, estável e menos sujeita a variações. Também aparece nos meios de comunicação, sermões, discursos políticos e palestras científicas.

LINGUAGEM VULGAR

É usada pelos analfabetos ou por quem teve pouca instrução, sendo bastante comuns os erros gramaticais em níveis avançados.

LINGUAGEM REGIONAL

São os falares locais, que variam conforme a região em que o indivíduo mora. No Brasil, são variados os regionalismos, o que se pode perceber pela diferença da fala de gaúchos e nordestinos, por exemplo. As diferenças são quanto às palavras empregadas e à fonética, devido aos chamados sotaques regionais.

TIPOS DE NÍVEIS DE LINGUAGEM