COE SENAI 1AM 1 | Page 6

niveis da linguagem

Os níveis de linguagem referem-se ao uso da fala e da escrita na comunicação entre pessoas que integram uma mesma comunidade. Para que haja entendimento entre eles, é fundamental que o emissor e o receptor estejam em concordância.

Além disso, a língua e os níveis da linguagem pertencem a todos os membros de uma sociedade, sendo a linguagem como uma entidade viva, que está em constante mutação. Isso significa que novas palavras são criadas ou assimiladas de outras línguas, à medida que aparecem hábitos, conhecimentos e objetos novos e diferentes do que até então se tinha conhecimento

Já os dicionários incorporam esses novos vocábulos, também chamados de neologismos (fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra), quando se tornaram consagrados pelo uso. Embora exista a gramática, a norma que rege a língua escrita, a fala não é apenas regida por ela, porque a fala não se trata de uma convenção, mas sim, do jeito que cada um utiliza esse acordo. Com isso, torna-se a língua falada uma forma de comunicação independente.

A fala é mais desligada de regras, já que é mais expressiva e espontânea, bem como suscetível a transformações, a cada instante. A mudança na escrita começa sempre a partir da língua falada e, por este motivo, esta é tão importante quanto à língua escrita. Mesmo assim, nem todas as mudanças que ocorrem na fala são reconhecidas, mas sim, apenas as que contam com relevância em uma sociedade.

Conclui-se então que o nível de linguagem empregado é determinado pelo meio social de cada indivíduo. Além disso, a linguagem precisa estar de acordo com o contexto em que o emissor da mensagem e o destinatário se encontram.