Chicane Motores | Seite 33

As corridas terão transmissão Eurosport via TV e pelo stream do site da Eurosport. Tal como no WTCC, haverá sessão de testes à sexta que agora no ETCC será de 45 minutos. Os 10 pilotos mais rápidos terão grelha inversa logo na primeira corrida, com largada lançada enquanto a corrida 2 terá a ordem da qualificação com largada estacionária.

Tal como a competição, os prémios também foram revistos, com o vencedor do campeonato a receber 150.000 euros, assim como a participação numa das provas europeias do WTCC no ano seguinte e um pack de treinos que ainda não foi inteiramente definido, mas que deverá consistir numa série de testes com máquinas no WTCC. Os pilotos vencedores do europeu terão a oportunidade de mostrar a sua valia nas máquinas do mundial e quem sabe ganhar um lugar numa das equipas.

O ETCC tem tudo para ser um campeonato apelativo, com grande diversidade de máquinas e de pilotos e acima de tudo, competitivo. É uma excelente aposta por parte da FIA e da Eurosport que deverá dar frutos em breve.

Os TCR são os carros usados inicialmente na série que lhes dá o nome, cujo objectivo era continuar com a filosofia dos carros que eram usados no WTCC antes da grande mudança nos regulamentos em 2014 (em que os carro ganharam mais potência e mais apoio aerodinâmico, mas que em contrapartida ficaram mais caros). Assim os TCR são uma solução mais barata para quem quer competir nos turismos a nível nacional e internacional.

Ao nível técnico são carros com motores até 2.0L aspirados naturalmente ou turbinados, a gasolina ou gasóleo, com 1250Kg, 330 Cv de potência, caixa sequencial e duas rodas motrizes. Os carros são baseados nos SEAT Leon Cup Racers cuja SEAT Leon Cup é também um grande sucesso.

33