Chicane Motores | Page 31

O europeu de turismos sofreu uma mudança nos regulamentos e tem agora os ingredientes necessários para ser a verdadeira porta de entrada para o WTCC. No entanto, neste momento o ETCC é uma categoria algo esquecida pelos fãs e procura voltar a entrar no vocabulário diário dos amantes do desporto motorizado. Esta mudança vai ajudar a que isso aconteça. Interessa pois conhecer melhor o que é o ETCC, tanto mais que Portugal vai receber uma das provas, com o Circuito Internacional de Vila Real a ser palco de um fim de semana intenso com WTCC e ETCC no cardápio.

A história do ETCC remonta a 1963 quando foi criado o ETCC (European touring car challenge) que consistia numa serie de provas que seriam contabilizadas para este desafio. Desde corridas a rampas, várias provas em diversos países fizeram parte desta nova competição sob a alçada da FIA. Desde 63 até 1988 o ETCC foi organizado ininterruptamente, tendo mudado o nome para European Touring Car Championship em 1970. Em 88 devido à subida exorbitante dos custos da competição, esta foi cancelada. Nesse tempo pudemos ver máquinas em pista como o Mini, Jaguar Mark 2, Mercedes-Benz 300SE , BMW 3.0 Coupé CSL, Capri RS, Volvo 240, Ford Sierra Cosworth entre tantas outras gloriosas máquinas

Em 2000 foi criado o Italian Superturismo Championship, que passou a ser em 2001 o FIA European Super Touring Championship. O grande sucesso da competição e a boa adesão das marcas fez com que este campeonato se tornasse no WTCC, denominação que já tinha sido usado em 1987, mas que na altura não vingou devido aos elevados custos e também ao medo que pudesse fazer sombra à F1.

Só em 2010 é que o ETCC tomaria a forma que tem hoje. Vários fins de semana com duas corridas, percorrendo diversos países europeus. O ETCC começou por ter apenas 4 provas mas em 2016 terá 6.

31