Chalé12 Magazine 1 | Page 21

É importante pontuar que ao trançar o cabelo a mulher negra assume ainda mais os seus traços e a sua origem, e se mostra ciente das questões de ancestralidade e da representação das suas raízes afro.

Outro ponto interessante a ser abordado é o seu estilo musical que a cantora define como pop e R&B contemporâneo. Esse último que é a abreviação de Rhythm and blues, é um termo comercial criado pela revista Billboard que foi usado em sua origem para descrever as gravações de predominância de artistas afro-americanos, e que na contemporaneidade se apresenta como um gênero musical que combina os elementos do rhythm anexo blues, soul, funk, pop e hip hop, todos esses estilos de origem da música negra americana. Ainda em se tratando da música, a artista tem influências de artistas em sua maioria negros como Negra Li, Luciana Mello, Lauryn Hill, Tina Turner, Diana Ross, Rihanna, Beyoncé, Whitney Houston , Stevie Wonder e Janet jackson.

O que podemos concluir é que Iza representatividade em sua essência, uma mulher negra que saiu da periferia e usando elementos da cultura afro-americana se projetou nacionalmente e é reconhecida pela completude de uma artista que canta, compõe, dança e apresenta. É importante que cada vez mais surjam mulheres e homens negros como figuras públicas para que sirvam de espelho para as próximas gerações, principalmente para crianças da periferia que sonham com o sucesso em suas áreas de escolha.