Tudo começou em 2002, resultado da dedicação de Beatriz Quintella, quando em 1993 leu um artigo que relatava o trabalho dos Doutores Palhaços que visitavam crianças hospitalizadas nos Estados Unidos.
Não havia nada parecido em Portugal e Beatriz ofereceu-se para levar a sua personagem de palhaço às crianças hospitalizadas no Hospital D. Estefânia, com o objetivo de lhes proporcionar momentos de alegria. Trabalhou oito anos sozinha e como voluntária. À medida que começava a trabalhar em outras pediatrias, visitou dois projetos estrangeiros: o projeto fundador da ideia do Dr. Palhaço, o Big Apple Circus, em Nova Iorque, e os Doutores da Alegria, no Brasil.
Em setembro de 2001, Beatriz convidou dois amigos, Bárbara e Mark, para a ajudarem na criação do programa e, graças a uma contribuição generosa da Glaxo SmithKline, o projeto assumiu um carácter profissional, estabelecendo-se nos seguintes hospitais de Lisboa: Santa Maria, Instituto Português de Oncologia e D. Estefânia.
Era o início... E hoje são 26 doutores a trabalhar semanalmente em 15 hospitais! Levam a missão da ONV presencialmente às crianças em cuidados hospitalares. A equipa estende-se para além dos Doutores Palhaços aos 14 colaboradores que trabalham nos bastidores. Contam com doadores, parceiros, instituições e voluntários para fazer crescer uma das mais reconhecidas associações sem fins lucrativos.
Depois de quase duas décadas, qual o desafio? Continuar a crescer. Mantendo sempre em mente que tudo tem uma única motivação: levar alegria e felicidade às crianças hospitalizadas.
Com o mesmo espírito e o mesmo propósito, o Colégio abraçou esta causa, tendo como coordenador o funcionário Hugo Medeiros! Assim, a “Operação Nariz Vermelho” está presente no CC para também nós podermos dar o nosso contributo!