CCNEWS
1.ª EDIÇÃO 2018
www.colegiodocastanheiro.net/ | 11
Colégio do Castanheiro adere ao Programa de Educação Olímpica
No âmbito da reportagem alusiva à recriação dos Jogos Olímpicos da nossa comunidade escolar, no dia 26 de janeiro de 2018, foi realizada uma entrevista à Professora Maria Inês Silva.
Joaquim Menezes: Será possível a professora fazer um pequeno resumo da atividade que vai decorrer decorrer no próximo mês de março?
Professora Maria Inês Silva: A atividade decorrerá no dia 23 de março. Vamos recriar os Jogos Olímpicos no Colégio do Castanheiro. Para tal, demos o nome de "Dia Olímpico CC". Todas as turmas, do 1º ao 12º ano, vão estar envolvidas em diversas atividades. Vai haver uma competição de equipas (alunos do 5º ao 12º ano). Outras turmas vão criar uma mascote, uma tocha olímpica CC, placas de identificação das equipas, medalhas para os participantes e também haverá uma cerimónia de abertura. Por último, uma aluna vai criar uma apresentação da História dos Jogos Olímpicos em parceria com o grupo de Filatelia.
Joaquim Menezes: Como é que surgiu esta ideia?
Professora Maria Inês Silva: O Comité Olímpico de Portugal lançou o desafio às escolas com o fim de dinamizarem o Programa de Educação Olímpica. Nós, grupo de Educação Física, idealizamos este dia tendo em conta todas as vertentes existentes neste programa.
Joaquim Menezes: Qual foi a reação inicial dos alunos?
Professora Maria Inês Silva: Positiva.
Joaquim Menezes: Este sentimento persiste?
Professora Maria Inês Silva: Sim.
Joaquim Menezes: Para quem estiver interessado, como será o processo de seleção?
Professora Maria Inês Silva: O grupo de Educação Física conversou com os diferentes professores e funcionários para que todas as turmas tivessem uma participação ativa em todas estas atividades. Assim, distribuímos as tarefas pelas diferentes turmas, tendo em conta as suas idades e gostos.
Joaquim Menezes: Quais os rituais mais icónicos dos Jogos que vão ser recriados cá no Colégio?
Professora Maria Inês Silva: Como rituais, teremos a cerimónia de abertura, a tocha olímpica e a mascote. Em vez do hino de um país ou mesmo dos Jogos Olímpicos, haverá o Hino do Colégio.
Joaquim Menezes: Para concluir a nossa pequena entrevista, qual a mensagem que gostaria de transmitir aos alunos relativamente a esta atividade?
Professora Maria Inês Silva: Que todos os alunos devem ter sempre presentes os valores olímpicos, seja na sua vida pessoal ou escolar: excelência, amizade e respeito.
Joaquim Menezes, 7º1
Este Programa procura, em traços gerais, promover o Olimpismo, os Jogos Olímpicos e o gosto pela prática desportiva junto da comunidade escolar, através da disponibilização de diversos conteúdos pedagógicos, materiais de suporte e atividades, mobilizando desta forma os professores para o processo de formação dos alunos e proporcionando-lhes novas vivências baseadas nos Valores Olímpicos: Excelência, Amizade e Respeito.
O Diretor Pedagógico do Colégio do Castanheiro, Dr. João Miranda, e a professora Maria Inês Silva, que ficará como responsável pela implementação do Programa de Educação Olímpica, destacaram a importância da associação dos Valores Olímpicos aos valores que o Colégio transmite diariamente aos seus alunos. Das iniciativas programadas para este ano letivo de 2017/2018 destacam-se a exposição do Clube de Filatelia sobre a História dos Jogos Olímpicos, a celebração do Dia Olímpico envolvendo toda a comunidade escolar e a realização de videoconferências com Atletas Olímpicos.
O presidente do COP, José Manuel Constantino, congratulou-se com o facto de o Programa de Educação Olímpica ser acolhido no Colégio do Castanheiro, que abrange uma comunidade escolar desde o pré-escolar ao ensino secundário e, desta forma, chegar também às crianças e jovens de Ponta Delgada.
(texto retirado da pagina http://comiteolimpicoportugal.pt
O Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Colégio do Castanheiro, de Ponta Delgada nos Açores, celebraram no dia 28 de novembro um protocolo de cooperação que visa a implementação do Programa de Educação Olímpica.
ENTREVISTA À PROFESSORA MARIA INÊS SILVA
O espírito Olímpico passa pela excelência, amizade e respeito