Trechos de : “ João Bénard da Costa : Outros Amarão as Coisas Que Eu Amei ( 2014 ) de Manuel Mozos ”, por João Lameira . Íntegra : http :// www . apaladewalsh . com / 2015 / 10 / joao-benard-da-costa-outros-amarao-ascoisas-que-eu-amei-2014-de-manuel-mozos / “ Fundamental é a vida . A vida continua sempre . É de vida que fala este filme de morte .” Estas palavras , ditas pela boca de João Bénard da Costa a respeito de um outro filme [ julgo que Ta ‟ m e guilass ( O Sabor da Cereja , 1997 ) de Abbas Kiarostami ], encerram o documentário de Manuel Mozos . O realizador usa-as para descrever ( descobrir , descerrar ) a sua obra . João Bénard da Costa : Outros Amarão As Coisas Que Eu Amei ( 2014 ) é menos uma biografia de uma figura importante do que o luto pela morte de uma pessoa amada . Mais precisamente , é a ( tentativa de ) ressurreição do seu espírito . Um milagre do cinema , a vida para além da vida .
[...] Desta forma , Outros Amarão As Coisas Que Eu Amei fecha-se aos nãobénardianos . Recusando ser um documentário biográfico convencional , com cabeças falantes e / ou narração explicativa , como que toma o lugar do fantasma de Bénard da Costa , visitando ( assombrando ) os locais por onde este passou , os objectos em que pegou , as pinturas que olhou , os filmes que inventava de memória , levando o espectador fiel consigo . No entanto , pondo as coisas de outra maneira , abre-se ao mistério , à fé tão cara a Bénard . Mozos traça o caminho que o espectador neófito mas interessado poderá descobrir , se nele quiser penetrar , como as crianças medrosas se perdiam nas densas florestas dos contos infantis . Para que ( est ) a vida continue , é preciso obscurecê-la . Demasiada claridade mataria o desejo de conhecê-la . Sombra e luz . Luz e sombra . Como no cinema .
[...] Segundo Mozos , a obsessão de Bénard pela morte , a ressurreição , os fantasmas surge já nos escritos pueris de juventude ( aos quais teve acesso ), tornando-se óbvia para todos mais tarde . O realizador “ aproveita-se ” tão-só dela para estruturar o seu “ filme de morte ”. Outros Amarão As Coisas Que Eu Amei volta e retorna a sequências de três filmes essenciais para entendêla : Portrait of Jennie ( O Retrato de Jennie , 1948 ) de William Dieterle , no qual uma aparição viaja no tempo para perturbar a vida ( e obra ) de um pintor ; Ordet ( A Palavra , 1955 ) de Carl Th . Dreyer , em que a força da fé tem o poder de ressuscitar os mortos . E The Ghost and Mrs . Muir ( O Fantasma Apaixonado , 1947 ) de Joseph L . Mankiewicz , cuja protagonista se entrega a um falecido marinheiro , na vida e para além desta . No final desse filme , no final deste filme , uma porta fechase sobre a neblina do além-mundo , para onde Mrs . Muir e o fantasma apaixonado caminham de mãos dadas . O documentário segue atrás deles , quando a bobine acaba .