Cartilha do Empreendedor Individual - Ministério de Trabalho Cartilha_online | Seite 20

PROGRAMAS DE FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO VINCULADOS AO MINISTÉRIO DO TRABALHO
MICROCRÉDITO
Destinado a empreendedores que precisam de pequenos valores �nanceiros, o microcrédito tem o objetivo de ampliar ou aprimorar o empreendimento.
Mais de R $ 11 bilhões foram liberados a 3,6 milhões de microempreendedores do país por meio do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado( PNMPO), coordenado pelo Ministério do Trabalho e operacionalizado por meio dos bancos públicos e privados, agências de fomento, cooperativas de crédito, Oscips e SCMEPPs. Os números foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e correspondem a balanço de janeiro a dezembro de 2016.
Política dedicada a fortalecer o empreendedorismo de pequeno porte, individual ou coletivo, para promover a inclusão social e o desenvolvimento em âmbito local, o microcrédito destinou mais de 80 % dos recursos para capital de giro. Mulheres são o principal per�l atendido, correspondendo a mais de 60 % das operações.
O Microcrédito Produtivo Orientado é um empréstimo de pequena quantia a pessoas envolvidas com atividades produtivas, geralmente informais. Os dados mostram, ainda, que os empreendedores que atuam por conta própria representam mais de 90 % dos clientes atendidos.
Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios do IBGE( Pnad), o número de empreendedores no Brasil corresponde a um quarto da força de trabalho ocupada( 24,4 %) e ultrapassa os 23,1 milhões de pessoas. Desses, 84,6 % são trabalhadores por conta própria e 15,4 % são empregadores.
Nesse contexto, estimativas realizadas indicam que pode chegar a 21,8 milhões de pessoas o número de empreendedores que podem se tornar clientes do PNMPO – 85,7 % trabalhadores por conta própria e 14,5 % empregadores. Desse total, 80,9 % estão em áreas urbanas e 19,1 % em áreas rurais.
19