possível o embarque. Mesmo tendo feito o check-in online, todos os hóspedes deverão comparecer ao check-in do porto para apresentação dos documentos.
MENORES
Os menores de idade deverão estar acomodados em cabines com um responsável maior de 18 ou 21 anos de acordo com a legislação do país da realização do cruzeiro, salvo se os pais ou responsáveis legais estiverem em cabine conjugada. A idade mínima permitida para viajar é de 6 meses completos na data embarque, desde que o menor esteja acompanhado dos pais ou responsável.
Este limite mínimo de idade é elevado para 12 meses no caso de cruzeiros com duração de 10 noites ou mais, ou em casos de cruzeiros com 3 ou mais dias consecutivos de navegação.
É proibido o embarque de menores de 18( dezoito) anos desacompanhados dos pais ou responsável. Seguindo a política da Companhia, a idade estabelecida será de 21( vinte e um) anos para alguns países, observando, porém, as leis locais de cada país abrangido pelo cruzeiro. Os menores de idade deverão estar acompanhados de ambos os pais ou do responsável legalmente constituído. Em caso de ausência de um dos pais, em cruzeiros internacionais, será necessária a apresentação de autorização por escrito, em 03( três) vias e firma reconhecida do pai / mãe ausente, observado o disposto na legislação aplicável, autorizando, inclusive, tratamento médico a bordo, em caso de necessidade( levando-se em conta que o navio obedece a leis internacionais devido à sua bandeira). Sugerimos a consulta ao site http:// www. portalconsular. mre. gov. br / outrosservicos / autorizacao-de-viagem-para-o-exterior-decriancase-adolescentes, bem como que sejam seguidas as regras descritas na resolução 131 / 2011 do Conselho Nacional de Justiça. Na impossibilidade de os pais emitirem tal autorização, o menor somente poderá embarcar desacompanhado mediante apresentação de ordem judicial específica para a realização da viagem. No caso de um dos pais do menor ser falecido, será necessário apresentar a certidão de óbito original no embarque. Em quaisquer dos casos aqui previstos, o responsável acompanhante do menor deverá ter no mínimo 21( vinte e um) anos. Fica, desde já, informado que o acompanhante do menor, seja qualquer dos pais, responsável legal ou qualquer outro responsável, devidamente provido da autorização necessária, ficará responsável pela supervisão deste menor. Qualquer comportamento perigoso ou perturbador( tais como brigas a bordo, abuso verbal perante a tripulação e / ou demais hóspedes, comportamento desregrado, vandalismo em qualquer área do navio, etc.) será de total responsabilidade do acompanhante do menor.
A política vigente em toda a frota Royal Caribbean é que não são vendidas e nem servidas bebidas alcoólicas a menores de 21( vinte e um) anos. Entretanto, nos cruzeiros com embarque em países da Europa, Ásia, Austrália ou América do Sul, onde a idade legal para consumo de bebidas alcoólicas é geralmente inferior a 21( vinte e um) anos, o pai ou responsável que esteja viajando com o menor de 21( vinte e um) anos poderá assinar uma autorização, na forma a ser estabelecida pela Royal Caribbean, para que ele possa consumir bebidas alcoólicas.
PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
No momento da contratação do cruzeiro, as pessoas com necessidades especiais ou seu responsável, deverão informar por escrito à Royal Caribbean, por meio de seus agentes de viagens ou consultores de cruzeiro, sobre eventuais necessidades físicas ou de saúde que exijam ou possam exigir tratamento médico
|
durante o cruzeiro, ou que afete ou possa afetar de qualquer maneira a saúde do hóspede( inclusive o uso de qualquer serviço ou quaisquer de suas instalações). Sendo assim fica o hóspede ciente das limitações e normas especiais de hospedagem e segurança a bordo, ressaltando que o número de cabines adaptadas nos navios é limitado.
A Royal Caribbean reserva-se o direito de solicitar, a qualquer tempo e para qualquer hóspede, a apresentação de atestado médico comprovando boas condições físicas para viajar no cruzeiro. Se a necessidade especial surgir após a contratação, a Royal Caribbean deverá ser imediatamente notificada através da agência de viagens na qual foi realizada a compra do cruzeiro. A Royal Caribbean assegura que empenhará os melhores esforços para atender às solicitações dos hóspedes, não podendo garantir, porém, que todas serão atendidas, quando solicitadas após a contratação. Neste sentido, em caso de desistência do cruzeiro por quaisquer dos hóspedes em decorrência do surgimento de necessidades especiais após a contratação, fica ajustado que a restituição do valor correspondente ao cancelamento observará as regras previstas nestas Condições Gerais. Já no caso de abandono prematuro do cruzeiro pelas razões aqui expostas, não terá o hóspede direito a qualquer reembolso.
Importante ressaltar que o navio não dispõe de cadeiras de rodas. Assim, caso seja necessário, o hóspede deverá providenciar este equipamento para uso próprio ou de terceiros, ressaltando que, não obstante o navio estar adaptado de acordo com as normas internacionais, algumas áreas podem sofrer limitações de trânsito para cadeira de rodas. Ressaltese, ainda, que a responsabilidade pela locomoção a bordo, nos barcos auxiliares utilizados para embarque e desembarque em algumas escalas( tenders), bem como em excursões é de responsabilidade exclusiva do hóspede. O navio também não disponibiliza cilindros de oxigênio.
Se os hóspedes menores de idade com necessidades especiais desejarem frequentar os clubes infantis, isto é, Aqua Babies™, Aqua Tots™ e Adventure Ocean™, indispensável será observar as normas internas de funcionamento, as quais serão devidamente informadas a bordo, estabelecendo-se, desde já, que poderá ser necessária a presença de um dos pais durante todo o tempo em que o menor estiver no local.
DIETAS ESPECIAIS
Dietas especiais também poderão ser solicitadas à Royal Caribbean, desde que sejam feitas por escrito e com até 90( noventa) dias antes do embarque. Importante ressaltar que a Royal Caribbean fará o possível para atender a todas as solicitações dos hóspedes, não podendo, porém, prestar qualquer garantia de que tais pedidos serão atendidos.
BAGAGENS
Cada hóspede poderá levar um máximo de 3( três volumes totalizando até 90( noventa) quilos( kg) de bagagem a bordo do navio. Entretanto, as companhias aéreas podem recusar o embarque de bagagem ou cobrar excesso de peso com base no tamanho, peso e quantidade de peças que se pretende embarcar na aeronave. Sugerimos que, em qualquer cruzeiro, o hóspede tenha em mente as dimensões e a quantidade de malas levadas, em virtude da acomodação das mesmas nas cabines, bem como do transporte no interior do navio ou mesmo nos portos.
No embarque, a bagagem deverá ser entregue diretamente ao responsável pelo seu despacho, para que sejam, em seguida, vistoriadas pelas autoridades
|
federais. É de responsabilidade dos hóspedes o correto preenchimento das identificações de bagagem, uma vez que o serviço de entrega das bagagens ao navio é prestado pelas equipes portuárias autorizadas.
É expressamente proibido o ingresso a bordo de garrafas de bebidas alcoólicas e outras substâncias proibidas por lei, armas de qualquer natureza( mesmo que o porte seja autorizado e decorrente do exercício da profissão), animais de qualquer porte( salvo cãesguia, desde que devidamente treinados, registrados e previamente informado à Companhia), substâncias controladas, transformadores elétricos, combustíveis, líquidos inflamáveis, explosivos, oxigênio e cilindros de ar comprimido( neste último caso, sendo necessária somente a autorização prévia da Companhia). E, ainda, quaisquer outros objetos considerados perigosos, estando a aprovação destes sob critério da Companhia e / ou das Autoridades Portuárias. Não será permitido o embarque de móveis ou eletrodomésticos( tais como lava-louças, secadoras, máquinas de lavar, televisões entre outros), assim como pranchas de surf, skates ou bicicletas em qualquer dos portos programados do itinerário.
A equipe de segurança está autorizada a recolher bebidas das bagagens, inclusive as de mão, ficando o hóspede encarregado por sua retirada no navio ao final da viagem. Garrafas abertas( alcoólicas ou não) serão recolhidas e não devolvidas. Também fica proibido o ingresso no navio de equipamentos de som não autorizados, itens que emitam calor ou produzam chamas, sob pena de apreensão até o encerramento do cruzeiro, sendo que estes itens também deverão ser retirados pelos hóspedes no momento do desembarque.
É também proibido o embarque de alimentos potencialmente perigosos, como itens que precisem de refrigeração, aquecimento ou armazenamento na cozinha. Os hóspedes podem, porém, levar o seu suplemento de comidas industrializadas como, biscoitos, bolachas, barras de cereal, latas de leite em pó, comida de bebê, etc., sendo eles industrializados e em embalagens lacradas.
Quaisquer valores, joias, medicamentos, equipamentos eletrônicos, tais como máquinas fotográficas, filmadoras e notebook, chaves ou artigos delicados, bem como documentos de viagem deverão ser levados na bagagem de mão, tanto no embarque quanto no desembarque.
A Royal Caribbean não se responsabiliza pela perda ou extravio de objetos que estejam ou deveriam estar nas bagagens de mão durante a viagem, desde o momento do check-in até o desembarque. Na última noite de cruzeiro, as malas a serem despachadas deverão ser colocadas do lado de fora da cabine, antes da meia-noite, trancadas( com segredo ou cadeado), devendo os objetos mencionados acima permanecerem na bagagem de mão com os próprios hóspedes. Havendo perda ou dano de bens pessoais a bordo, o hóspede deverá comunicar imediatamente à Recepção do Navio e preencher o respectivo formulário, para as buscas eventualmente necessárias. A Royal Caribbean envidará os melhores esforços para auxiliar os hóspedes na busca por qualquer objeto extraviado, sem, no entanto, responder pela sua não localização, furtos, roubos, danos ou avarias aos bens pessoais de quaisquer hóspedes, entre eles documentos, valores monetários, joias, equipamentos eletrônicos e quaisquer outros itens valiosos para os hóspedes, que não decorram de comprovada negligência ou imprudência da Royal Caribbean e / ou de seus funcionários. A fim de evitar quaisquer aborrecimentos, recomendamos a contratação de assistência ao viajante em relação a bagagens e bens pessoais, devendo a seguradora contratada ser acionada diretamente em caso de problemas. Salvo as responsabilidades que estiverem expressas nestas Condições, bem como nos demais documentos da Companhia, dentre eles, o Contrato
|
de Compra de Cruzeiro Marítimo, nenhuma outra responsabilidade será atribuída à Royal Caribbean.
Para garantir a segurança dos itens mencionados acima, encontram-se disponíveis nas cabines cofres individuais. As condições para utilização dos cofres serão comunicadas quando do ingresso do hóspede no navio, se manifestado o interesse. Ressalte-se que a responsabilidade da Companhia acerca dos itens que estiverem nos cofres, somente estará configurada se existirem sinais de arrombamento nestes.
Visando a segurança de todos, os hóspedes e suas bagagens estarão sujeitas à inspeção ou monitoramento eletrônico independente de autorização do hóspede.
SERVIÇOS DE BORDO
Os serviços de spa e / ou salão de beleza, as lojas de bordo, bem como os serviços de fotografia, entre outros, são disponibilizados unicamente para a conveniência do hóspede. Tais serviços são prestados por pessoal e empresas independentes e, portanto, não caberá à Royal Caribbean nenhuma responsabilidade acerca dos serviços prestados por estes agentes.
SERVIÇO MÉDICO
O centro médico do navio não está preparado / equipado com os mesmos padrões de um hospital em terra e, portanto, não funciona como uma clínica especializada. O navio possui suprimentos e equipamentos médicos de acordo com as exigências internacionais para atendimento emergencial. Embora existam médicos capacitados a bordo, a prestação destes serviços está limitada aos casos de EMERGÊNCIA E URGÊNCIA. Por esta razão, nem a Royal Caribbean nem o Médico serão responsáveis perante o hóspede em decorrência de qualquer incapacidade de tratar de procedimentos emergenciais que demandem instalações e / ou estruturas especializadas e avançadas.
Os serviços médicos e os medicamentos levados a bordo são limitados, portanto, os hóspedes deverão levar uma quantidade adequada de qualquer medicamento específico de que necessitarem.
Caso o hóspede embarque com medicamentos controlados ou em grandes quantidades, poderá ser exigida a receita médica pelas autoridades aduaneiras. Todos os serviços médicos prestados a bordo, incluindo, mas não se limitando a consultas médicas e medicação, serão cobrados a parte e o pagamento deverá ser feito a bordo. Por esta razão, a Royal Caribbean recomenda a contratação de uma assistência ao viajante.
No caso de doença ou acidente, fica a critério do Comandante, os hóspedes serem desembarcados e levados para terra para tratamento médico sem que tal situação gere qualquer direito à reembolso pelo período de cruzeiro não utilizado. A Companhia não garante a qualidade do tratamento médico em qualquer porto de escala ou no local em que o hóspede for desembarcado. As instalações e os padrões médicos variam de porto para porto.
EXCURSÕES
O hóspede poderá, a seu critério, contratar excursões, que são oferecidas por empresas independentes no próprio navio, razão pela qual nenhuma responsabilidade incidirá sobre a Royal Caribbean com relação a excursões contratadas. Vale ressaltar que excursões não estão incluídas no valor do cruzeiro
ASSISTÊNCIA AO VIAJANTE
A Royal Caribbean recomenda a todos os hóspedes a contratação de uma assistência ao viajante, com
|
cobertura de bagagens, lesões corporais, entre outras coberturas. A Companhia sugere consultar um agente de viagens para mais informações.
Nos casos em que seja obrigatória a contratação de uma assistência ao viajante por exigência de alguns países, fica sob responsabilidade exclusiva do hóspede esta contratação, sob pena de impossibilidade de embarque no cruzeiro, sem que reste direito a qualquer ressarcimento / reembolso por parte da Royal Caribbean. A assistência ao viajante é prestada por companhias seguradoras independentes, não existindo qualquer ligação entre o serviço das mesmas e o serviço prestado pela Royal Caribbean.
NORMA PARA FUMANTES
Recomenda-se contatar a Recepção do navio para obter detalhes. Não é permitido fumar em nenhuma área dos auditórios, restaurantes, teatros, corredores ou elevadores; bem como no interior das cabines e varandas de todas as categorias e navios. Será aplicada uma multa no valor de $ 250 dólares, debitada diretamente no cartão de bordo SeaPass, aos hóspedes que fumarem nos locais proibidos. Cigarros, charutos e fumo de cachimbo devem ser descartados apropriadamente e nunca devem ser lançados pela borda do navio. Os hóspedes devem ser maiores de 18( dezoito) anos para comprar, portar ou utilizar produtos de tabaco a bordo do navio.
CÓDIGO DE CONDUTA
Para a segurança e conforto dos hóspedes, a Royal Caribbean desenvolveu a Política de Conduta do Hóspede bem como a Política de Recusa de Transporte, tanto para adultos quanto crianças. Os hóspedes que violarem estas orientações, a critério da Royal Caribbean, poderão ser desembarcados no próximo porto de escala. Solicitamos que todos os hóspedes verifiquem quais são as políticas de segurança da Companhia, que estão no Diretório de Serviços do Cruzeiro, na cabine ou na Recepção, ou ainda, no site RoyalCaribbean. com. br.
Pelos mesmos motivos expostos, a Royal Caribbean também poderá negar uma solicitação de reserva feita por qualquer hóspede, bem como cancelar qualquer reserva já existente. Estas situações poderão ocorrer, por exemplo, por motivos disciplinares, tendo em vista o comportamento dos hóspedes em cruzeiros anteriores. Ressalte-se que a Royal Caribbean não poderá ser responsabilizada por negar o embarque de qualquer hóspede que não cumprir com os requisitos da Companhia, bem como pela remoção de qualquer hóspede que estiver a bordo e não cumprir com as normas determinadas pela Royal Caribbean, ou ainda por quaisquer outras regras de ordem social. Adicionalmente, a Royal Caribbean não ficará obrigada a reembolsar qualquer valor pago por qualquer hóspede que tiver seu desembarque prematuro em virtude de descumprimento do dever de conduta, ora mencionado.
Também não terá a Royal Caribbean qualquer obrigação de reembolso por acomodação, refeições, transporte de retorno ou quaisquer outras despesas decorrentes do desembarque antecipado pelas razões ora descritas.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Os hóspedes ficam cientes, desde já, que a Royal Caribbean( bem como seus cessionários e licenciados) poderá, a qualquer tempo, incluir fotografias, vídeos, áudios e quaisquer outros tipos de gravações audiovisuais dos hóspedes geradas durante o cruzeiro, em conexão com o cruzeiro ou CruiseTour™( incluindo imagens, semelhanças ou vozes), por qualquer meio, de qualquer natureza( incluindo o direito de edição, combinado com outros materiais, ou de criação de quaisquer materiais derivados destes) para
|
fins de comércio, publicidade, vendas, promoções, treinamentos ou quaisquer outros produtos oferecidos pela Royal Caribbean, sem qualquer compensação aos hóspedes. Esta autorização inclui, irrestritamente, o direito de cópia, revisão, distribuição, exibição e venda de fotografias, imagens, filmes, fitas, desenhos ou quaisquer outros registros em qualquer tipo de mídia( incluindo, mas não se limitando, à mídia eletrônica).
O hóspede responderá por todo e qualquer dano, material ou moral, que por sua ação ou omissão sejam causados à Royal Caribbean ou a terceiros, sem prejuízo de eventuais penalidades civis e penais aplicáveis.
A Royal Caribbean não reembolsará nenhum valor referente ao cruzeiro / transporte pago pelos hóspedes, se estes, por qualquer razão, não embarcarem no navio ou em transporte, quando fornecido pela Companhia, durante o prazo informado pela mesma, para um determinado cruzeiro ou CruiseTour™, seja no início do cruzeiro, em qualquer porto de escala ou destinação ou ponto de embarque. A Royal Caribbean também não responderá por nenhuma acomodação, alimentação, transporte ou quaisquer outras despesas dos hóspedes em virtude do descumprimento de horário estabelecido. Os horários limite para embarque estão determinados no bilhete eletrônico de embarque e / ou no site RoyalCaribbean. com. br, enquanto os horários de partida nos portos de escala serão informados nos respectivos cruzeiros ou CruiseTour™. A Royal Caribbean não terá nenhuma obrigação perante os hóspedes para desviar de nenhum porto de escala ou destino. A Royal Caribbean poderá recusar o embarque de qualquer hóspede, bem como remover qualquer hóspede de seus navios ou transportes, se contratado com a Empresa, a qualquer tempo, por quaisquer das seguintes razões:( i) sempre que esta ação se fizer necessário para cumprir quaisquer leis, regulamentos, diretrizes ou instruções governamentais;( ii) quando o hóspede apresentar qualquer condição de saúde que possa oferecer risco aos demais hóspedes / tripulantes, tais como doenças gastrointestinais, viroses ou quaisquer outras que representem um risco para a coletividade, a critério da Royal Caribbean;( iii) quando um hóspede se recusar a ser revistado e / ou a ter seus pertences revistados, nos limites estabelecidos em lei, em busca de explosivos, armas, materiais perigosos ou itens roubados, ilegais ou proibidos, entre outros;( iv) quando um hóspede se recusar a se identificar por meio de documentos hábeis;( v) quando um hóspede falhar no cumprimento das regras e procedimentos da Royal Caribbean, incluindo, por exemplo, a Política de Conduta do Hóspede Royal Caribbean ou as Políticas Internas da Royal Caribbean no trato com a tripulação;( vi) quando o hóspede se recusar a cumprir a Política de Recusa de Transporte. As Políticas da Royal Caribbean de Conduta do Hóspede, bem como a Política de Recusa de Transporte, estão disponíveis online em RoyalCaribbean. com. br;( vii) ou quando o hóspede descumprir qualquer regra ou lei aplicável, incluindo, mas não se limitando a porte ou posse de entorpecentes e / ou drogas.
O hóspede deverá, a qualquer tempo, cumprir com todas as leis aplicáveis, bem como regras, políticas e regulamentos da Royal Caribbean e / ou do navio, vigentes e aplicáveis no momento da realização do cruzeiro, principalmente, sem se limitar a regras de segurança, higiene, conduta e procedimento, bem como a legislação de cada local onde a embarcação aportar e ao disposto no Contrato de Compra de Cruzeiro Marítimo.
Os hóspedes concordam em não ingressar em nenhuma área destinada apenas à tripulação, sob nenhuma circunstância. É estritamente proibido ao hóspede vender produtos ou prover serviços a outros hóspedes a bordo do cruzeiro, ficando os hóspedes proibidos de realizarem qualquer ato neste sentido.
83
|